Punta Cana, a jóia tropical que dá boas férias garantidas

Punta Cana, a jóia tropical que dá boas férias garantidas

Artigo de Redação 24-08-2023

24-08-2023


O nome Punta Cana deve-se à cana de açúcar e por ficar localizada numa “ponta” da ilha. Na costa norte o país é banhado pelo Oceano Atlântico e na costa sul é banhado pelo Mar do Caribe.

É um dos maiores destinos turísticos da República Dominicana, com mais de 50 quilómetros de praias de areias brancas, águas quentes e cristalinas, exuberantes coqueiros e alguns dos melhores campos de golfe a nível internacional. As praias foram classificadas por muitos dos seus visitantes como das melhores do Mundo.

Leia também: República Dominicana, sol, rum e muito merengue 

Em Punta Cana encontrará, decerto, o resort ou hotel perfeitos para as suas férias, sejam em família, com amigos, para passar uma lua-de-mel inesquecível, praticar golfe, descansar ou, simplesmente, em viagens corporativas ou de trabalho… Aqui encontrará de tudo um pouco.

Em Punta Cana encontram-se alguns dos resorts mais luxuosos do mundo, como Cap Cana. Todas as infra-estruturas hoteleiras, assim como o aeroporto internacional de Punta Cana, estrategicamente edificado, as imensas opções de excursões e actividades estão unidas, de forma a tornar Punta Cana no destino ideal para descansar, apanhar sol, banhar-se nas águas mornas das Caraíbas e divertir-se ao ritmo do merengue.

Punta Cana ou para Playa Bávaro são destinos perfeitos para descansar

Nesta zona também se desenvolveu vertiginosamente o turismo imobiliário, com grandes projectos residenciais e de luxo, muitos deles com campos de golfe muito perto. Porém, quem marca férias para Punta Cana ou para Playa Bávaro deve saber que são destinos perfeitos para descansar e desfrutar das praias paradisíacas, pois, nas regiões mais próximas, vive apenas gente muito humilde e não existe nenhuma atracção cultural relevante.

Contudo, na cidade de Higuey, situada a cerca de 50 quilómetros da Costa do Coco, está situada a Igreja de Nossa Senhora de Altagracia, santa padroeira do povo dominicano e um grande centro de peregrinação para a população, que, geralmente, é alvo de curiosidade por parte dos turistas.

Playa Bávaro

Uma das praias mais conhecidas de Punta Cana, está localizada no extremo oriental do país, a 215 quilómetros de Santo Domingo. É considerada uma das mais belas zonas da República Dominicana, pelas suas praias de areia branca e fina com águas cristalinas, protegidas por um recife de coral.

Por curiosidade, fique a saber que a história de Punta Cana começou em 1969 quando Frank Rainieri, fascinado com a beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e a investir ali, e ambos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana. O local é famoso pelos belíssimos resorts, o lugar perfeito para disfrutar das suas praias que são muito tranquilas, ideais para quem procura descansar num verdadeiro paraíso.

Escapadelas: Conheça os tesouros naturais do Caribe

Ilha Saona

É um dos passeios obrigatórios, porque é um local paradisíaco e quase idílico pelas suas paisagens e transparência das suas águas.

Vai até Baiahybe de autocarro, que fica a a 1h 30m de Punta Cana, onde embarca num catamarã para uma ilha com um mar ainda mais bonito do que o de Punta Cana, onde pode fazer snorkel num aquário natural e ver de perto inúmeras estrelas do mar. Mas cuidado ao querer registar o momento a segurar numa estrela do mar pois devido ao encanto inconsciente dos turistas por estes belos seres elas têm vindo a desaparecer e até mesmo a morrer em grandes quantidade, por isso opte por não lhes tocar.

Isla Catalina

Catalogada como Monumento Natural da província de La Romana, a Isla Catalina é famosa pela vasta diversidade de espécies de aves e peixes.

Samaná

Samaná é a parte mais autêntica e selvagem da República Dominicana. O acesso rápido de barco a Samaná já é possivel desde 2017.

Neste pedaço natural de paraíso conheça o que foi durante séculos a realidade económica dominicana num passeio a cavalo e mergulhe nas águas cristalinas da cascata El Salto del Limon.

Veja ainda ao vivo o fabrico do charuto dominicano e deguste as bebidas tradicionais: Mamajuana, Rum e Cacau.

Onde ir em Punta Cana:

Casa-Museu de Ponce de León: De arquitectura medieval, é um pequeno palacete, construído por Juan Ponce de León, na região de San Rafael de Yuma, há cerca de 500 anos. Viveu aqui com a mulher, Leonor, e os quatro filhos, tendo desenvolvido um negócio próspero de exportação de madeiras. Mais tarde, foi para Porto Rico, onde chegou a ser governador.

Higuey: É a capital da província e onde se encontra a basílica em honra de Nossa Senhora de Altagracia, protectora do povo dominicano.

Manatí Park: Parque recreativo onde são realizados espectáculos de exibição de aves, reptéis tropicais, papagaios e cavalos.

Parque Ecológico Ojos Indígenas: Conta com mais de 500 espécies de plantas exóticas.

Dolphin Island é uma plataforma flutuante em alto mar, que permite nadar e interagir com os golfinhos.

O Marinarium permite descobrir as maravilhas dos corais e a vida marinha, mergulhando nas proximidades da praia Cabeza de Toro.

O Manatí Park, um zoológico que oferece shows com leões marinhos e golfinhos, pássaros, papagaios, cobras e muitos outros animais.

A Reserva Ecológica de Punta Cana é ideal para quem gosta de Ecoturismo. Pode fazer uma vista guiada por uma verdadeira selva, com a possibilidade de se refrescar numa nascente de águas frescas.

Para os mais aventureiros conheça a ilha ao volante de um buggy, veja as plantações de cacau e de café e mergulhe na água quente das cavernas como a famosa Hoyo Azul.

Parasailing: a escolha ideal para os mais aventureiros se deliciarem com uma vista única

Para os amantes da vida noturna e diversão o Coco Bongo Show & Disco com um autêntico espetáculo circense durante toda a noite e a Imagine Disco ou La Cueva, a discoteca dentro de uma gruta são as duas paragens obrigatórias. O bilhete de acesso ronda os 65 e os 80 euros mas terá tudo incluído: entrada, espetáculos, bebidas e transferes.

Os valores de todas as atividades são negociáveis fora dos resorts mas cuidado com os “piratas”.
Para andar pelas cidades, é recomendável levar uma fotocópia do passaporte.
Ande sempre só com o estritamente necessário e, em relação ao dinheiro, utilize o cartão em locais seguros pois acontece com alguma frequência a clonagem de cartões. Caso opte por usar notas tenha atenção às que vai usar pois para os dominicanos o dólar ou o euro têm o mesmo valor e não darão troco.

No aeroporto de Punta Cana tem de pagar as respetivas taxas: 10€ para entrar e 20€ para sair.
O voo a partir de Lisboa tem uma duração aproximada de 8h. Não se esqueça do passaporte (com validade mínima de seis meses), protetor solar e repelente!

Leia também: Guia completo para uma road trip perfeita por Cuba

Percorra a galeria e veja mais fotografias de Punta Cana.

  • Punta Cana, a joia tropical
  • Punta Cana
< >

Guia do viajante

Onde ir

Higuey
Manatí Park
Ojos Indígenas
Playa Blanca, Punta Cana Resort & Club

Onde comer

Soles Beach Bar, Los Corales
Captain Cook, El Cortecito
Capuccino Mare, Carretera Friusa
Galicia, Cruce Riu-Macao

Onde ficar

Grand Bahia Príncipe Ambar
Hotel Dreams Punta Cana
MeliãCaribe Tropical
Paradisus Punta Cana Resort

Clima

O clima de Punta Cana é tropical, com clima quente e húmido durante todo o ano. As temperaturas variam muito pouco ao longo do ano, com a temperatura média mensal a variar entre 25 ° C e 28 ° C.

Documentos

Passaporte (validade mínima de seis meses).

Outras Informações

Moeda: Peso dominicano. Idioma: Espanhol. Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto. Taxas locais: À entrada deverá pagar uma taxa de dez dólares e à saída do país, 20 dólares (sujeito a possíveis alterações). Voltagem eléctrica: A corrente é de 110-115 volts, sendo por isso necessário um transformador. Diferença horária: - 5 horas.

Partilhar Artigo