Ålesund: Muito mais do que a capital do bacalhau

Ålesund: Muito mais do que a capital do bacalhau

Artigo de Redação

Ålesund não é, certamente, um dos destinos que mais se procura quando se pensa em viajar para a Noruega. Mas esta cidade, situada na região oeste do país, é uma verdadeira caixinha de surpresas. Para além de ser considerada a capital do bacalhau, é também o maior centro exportador de peixe da Noruega.

Ålesund, não é apenas visitada por estas duas razões, mas é escolhida, acima de tudo, por ser considerada uma das cidades mais bonitas deste país nórdico. Em 1904 foi completamente devastada por um incêndio que consumiu cerca de 900 habitações, deixando milhares de pessoas sem casa.

Nessa altura, a ajuda exterior foi muita e vários arquitetos puseram «mãos à obra» e trabalharam na reconstrução da cidade. Foram precisos três anos para que tudo ficasse como dantes. Graças a isso, a cidade, hoje em dia, parece um verdadeiro postal.

A vista fantástica de Aksla Viewpoint, em Ålesund

Um dos locais mais turísticos e de maior sucesso em Ålesund é a paisagem quando estamos no Aksla Viewpoint. Registos fotográficos são obrigatórios neste local. Daqui, do topo da montanha, temos uma vista de cortar a respiração sobre a cidade.

Podemos ir até ao topo, de carro ou autocarro, assim como descer. Nós optámos por descer a pé, ou seja, tivemos de caminhar pelos 418 degraus até chegar ao Parque da Cidade (Town Park). O caminho parece cansativo, mas é, sem dúvida, inspirador. As imagens falam por si.

Para além da visita obrigatória ao centro da cidade, não pode deixar de conhecer o aquário Atlanterhavsparken. É um dos maiores do norte da Europa e retrata o que se passa nas águas dos fiordes da Noruega. Neste espaço existem também várias atividades para os visitantes.

Pode pegar em estrelas do mar, dar de comer aos pinguins (há várias sessões na parte exterior, tendo como palco uma paisagem incrível), assim como alimentar caranguejos.

Um dos pontos altos da viagem a Ålesund foi também a viagem de barco pelas águas norueguesas. Testemunhámos como é feita a pesca do bacalhau e sentimo-nos a viajar até à Era dos vinkings. Mas mais do que palavras, as imagens falam por si.

Guia do viajante

Onde ir

Aksla Viewpoint
Aquário Atlanterhavsparken
XL Diner

Onde comer

Brokiosken Jafs

Onde ficar

Scandic Alesund
Aksla Viewpoint

Um dos locais mais turísticos e de maior sucesso em Ålesund. Para lá chegar temos de percorrer 418 degraus ou então subimos de carro. Do topo da montanha há uma vista de cortar a respiração sobre a cidade.

Aquário Atlanterhavsparken

O aquário Atlanterhavsparken é um dos maiores do norte da Europa e retrata o que se passa nas águas dos fiordes da Noruega. Neste espaço existem também várias atividades para os visitantes. Pode pegar em estrelas do mar, dar de comer aos pinguins (há várias sessões na parte exterior, tendo como palco uma paisagem incrível), assim como alimentar caranguejos.

Brokiosken Jafs

Um género de quiosque, com uma esplanada agradável com vista para as águas norueguesas.

XL Diner

Um restaurante «in» no centro da cidade, onde se come um excelente bacalhau. Não é para todos os bolsos, mas se quer um jantar memorável, este é o sítio indicado.

Scandic Alesund

Tem vista para o Porto de Ålesund e está localizado a 10 minutos a pé da rua principal, Kongens Gate.

Clima

Apresenta um clima quente e temperado. Em Ålesund existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. O clima é classificado como Cfb de acordo com a Köppen e Geiger. 7.2 °C é a temperatura média em Ålesund. Tem uma pluviosidade média anual de 1812 mm. Existe uma diferença de 150 mm entre a precipitação do mês mais seco e do mês mais chuvoso. As temperaturas médias têm uma variação de 11.2 °C durante o ano. No mês de Agosto, o mês mais quente do ano, a temperatura média é de 13.4 °C. A temperatura mais baixa de todo o ano é em Fevereiro, a temperatura média é 2.2 °C. O mês mais seco é Maio e tem 80 mm de precipitação. Em Outubro cai a maioria da precipitação, com uma média de 230 mm.

Documentos

Os cidadãos da União Europeia não precisam de visto para permanências inferiores a 90 dias.

Outras Informações

Moeda: Coroa norueguesa Fuso horário: UTC/GMT: - 1 Hora Clima: Continental Melhor época para visitar: julho e agosto

Compartilhe o artigo

Top