Bari: Múltiplas influências históricas

Bari: Múltiplas influências históricas

Bari: Múltiplas influências históricas

Artigo de Redação

Não se sabem as origens desta cidade, localizada na região de Apúlia. Por volta do século III a.C., foi conquistada pelos romanos. Após a queda do Império Romano, em 476, a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos. No ano de 554, foi tomada pelos Bizantinos, que governaram até 840, quando passou para o domínio Sarraceno. Passados 30 anos, os Bizantinos retomaram a cidade, onde se mantiveram até 1071, quando a cidade passou para o domínio Normando.

Originalmente, esta cidade possuía o nome romano de Barium e era um centro de comércio importante quando, em 847, sob domínio Sarraceno, se tornou a capital regional e, posteriormente, a residência oficial do catapan, o governador Bizantino do sul da Itália.

Passou pelo domínio de Normandos, do governo Bizantino e da família Sforza até ser, em 1156, destruída por Guilherme, o Mau, da Sicília. Bari tornou-se, entretanto, um centro marítimo de relevo, rivalizando em importância com Veneza. Atualmente, é a verdadeira capital da Apúlia.


Situada no «calcanhar» do país em forma de bota, Bari é considerada a segunda cidade mais importante do sul da Itália e é famosa pelas suas praias, zona antiga e fantástica culinária.

Destino de férias cada vez mais popular, Bari é a capital comercial e administrativa de Puglia e também uma vibrante cidade universitária.

A Basílica di San Nicola, uma das primeiras grandes igrejas normandas da Apúlia (cuja construção se iniciou em 1087), constituiu um modelo para a época, caracterizada por uma empena alta, ladeada por torres.

À entrada, o portal é apuliano-românico, com relevos nas ombreiras das portas e um arco com pormenores mouriscos, bizantinos e clássicos. A seguir ao coro, está situado um altar coberto, ladeado de um trono episcopal, datado do séc. XI. Na cripta, repousam as relíquias de São Nicolau, o santo patrono da Rússia, das crianças e dos marinheiros.

Inspirado em São Nicolau, o Duomo, que data dos finais do séc. XII, possui uma cúpula. Resta apenas uma torre das originais; a segunda caiu durante um terramoto, em 1613. Na fachada da entrada, existem portais barrocos e portas que datam do séc. XII. No interior do Duomo, reina a simplicidade medieval: o dossel do altar-mor, o púlpito e o trono episcopal foram reconstruídos a partir de fragmentos dos originais, enquanto a sacristia, desenhada como um batistério, é conhecida como trulla.

O castelo da cidade, construído durante o reinado de Rogério II, sofreu obras de adaptação por Frederico II, de 1233 a 1239. Uma colecção de moldes de gesso e de fragmentos arquitectónicos de diversos monumentos românicos daquela região está exposta no corredor abobadado que rodeia o castelo.

Atualmente, Bari é a capital comercial e administrativa da Apúlia, possui um importante pólo universitário e é um dos pontos de partida para a Croácia ou a Albânia, através dos inúmeros ferries.

Antes da Segunda Guerra Mundial, Mussolini fundou a universidade e dotou a cidade de diversos edifícios ao estilo arquitetónico da época. A cidade foi violentamente bombardeada durante o conflito, mas a reconstrução posterior devolveu a vida ao centro comercial de Bari.

Foto retirada do Palace Hotel

Guia do viajante

Onde ir

Basílica de São Nicolau
Palazzo Fizzarotti
Pinacoteca metropolitana di Bari
Foresta di Mercadante
Acquapark Bari
Palazzo Mincuzzi

Onde comer

Kilimangiaro
Murat

Onde ficar

Hotel Boston
Palace Hotel
Hotel Victor
Oriente Hotel
Mercure Villa Romanazzi Carducci
Hotel Boston

Trata-se de um hotel moderno, perto do centro histórico de Bari. Possui mobiliário funcional e decorado com painéis de madeira.

Palace Hotel

Está localizado no centro de Bari, em frente ao mar. Os quartos são únicos e elegantes, com uma mistura de mobiliário de época e arte contemporânea.

Hotel Victor

No principal bairro empresarial de Bari, a apenas 400 metros da estação central e próximo do centro de feiras e exposições, a Fiera del Levante.

Oriente Hotel

Localizado no centro da cidade, junto ao Teatro Petruzzelli, dispõe de quartos com ar condicionado e televisão de ecrã plano com canais por satélite.

Mercure Villa Romanazzi Carducci

Oferece estacionamento privado e fica a poucos minutos do centro de Bari, num cenário tranquilo rodeado por jardins belíssimos.

Kilimangiaro

Uma trattoria e pizzeria acolhedora, localizada frente ao mar. Entre as muitas especialidades, pode apreciar a orecchiette (massas em forma de orelha) com rúcula e carne.

Murat

No último piso do Hotel Palace, eis um restaurante sofisticado, com vista para o centro da cidade de Bari. Gastronomia tipicamente apuliense e mediterrânica, com especialidades à base de marisco e orecchiette.

Basílica de São Nicolau
Palazzo Fizzarotti
Pinacoteca metropolitana di Bari
Foresta di Mercadante
Acquapark Bari
Palazzo Mincuzzi

Clima

Bari possui um clima mediterrânico semiárido, com Invernos moderados e Verões de moderados a quentes e secos. Há possibilidades de nevar no Inverno.

Documentos

Cartão de Cidadão. Convém, também, levar o Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Outras Informações

Moeda: Euro Idioma: Italiano Diferença horária: Fuso horário padrão: UTC/GMT +1 hora

Compartilhe o artigo

Top