Vamos voltar aos tempos dos Moinhos!

Vamos voltar aos tempos dos Moinhos!

Vamos voltar aos tempos dos Moinhos!

Artigo de Luís Correia 05-04-2018

05-04-2018


O Dia Nacional dos Moinhos assinala-se a 7 de abril. Para quem não sabe, o moinho antigamente era utilizado para triturar sementes como a de trigo, por exemplo, para fazer pão ou cereais. Os moinhos trabalhavam de duas maneiras: pela força da águ, ou pela força do vento.

Por ser Dia do Moinho, desde de 2007, começou uma iniciativa, Moinhos Abertos, que tem como objetivo levar os portugueses aos moinhos nacionais, para dar a conhecer às gerações mais novas o que é o moinho, como funciona e o que fazia, para que, antigamente, todas as pessoas tivessem um em cada aldeia, ou até mesmo nas próprias casas.

Esta iniciativa conta com mais de 60 municípios de 18 distritos, sendo que são cerca de 367 moinhos abertos ao público, com entrada gratuita.

Moinho dos Morros

É um moinho de vento e situa-se na Figueira da Foz, Coimbra. Durante o fim de semana vai estar aberto, mas no sábado vai haver demonstrações de como funcionava o moinho, das 14:00 às 18:00.

Moinho da Capela

Este moinho é movido pela água, encontra-se no concelho de Penafiel, Porto. Este moinho vai estar em funcionamento o fim de semana inteiro, por estar junto ao Museu da Bora, terá o mesmo horário de funcionamento, das 10:00 ao 12:00 e das 14:00 às 17:30.

Moinho de Tiago dos Santos Batista

Este moinho movido pelo vento ainda não tem atividade programadas, no entanto o moinho estará aberto das 10:00 às 18:00. Encontra-se na localidade de Entrevinhas, em Santarém.

Moinho de Armação Tipo Americano

Este moinho encontra-se junto à Junta de Freguesia de Alcabideche e é um moinho que dá para visitar todo o ano. Durante o sábado, haverá demonstrações de como se fazia o pão, e para as pessoas que quiserem pôr a «mão na massa» levam o pão, que será feito pelos próprio e levado ao forno de lenha. No domingo, haverá uma caminha por um circuito pedonal com cerca de oito quilómetros.

Moinho do Cu Torto

Com um nome muito original este moinho é de Évora e é movido pelo vento. Vai estar aberto ao público o fim de semana inteiro, no entanto as atividades a realizar ainda não foram anunciadas.

Partilhar Artigo