«Setembro A Vida Inteira»: Filme sobre o mundo do vinho chega ao cinema a 15 de março

«Setembro A Vida Inteira»: Filme sobre o mundo do vinho chega ao cinema a 15 de março

«Setembro A Vida Inteira»: Filme sobre o mundo do vinho chega ao cinema a 15 de março

Artigo de Redação 08-03-2018

08-03-2018


«Setembro A Vida Inteira», assim se chama o primeiro documentário cinematográfico da jornalista Ana Sofia Fonseca. Uma produção independente, a cargo da Carrossel Produções, e com a realização da autora, que chega às salas de cinema portuguesas dia 15 de março, na sessão das 19h30. Estará em exibição nos Cinema City de Alvalade (Lisboa), Setúbal e Leiria.

Ana Sofia Fonseca vai estar presente em algumas sessões, onde partilhará as experiências que teve ao longo da rodagem deste filme. Nos dias 15 e 16, no Cinema City Alvalade, e a 17 e 18, no Cinema City Setúbal. Sempre, às 19:30. A ante-estreia é dia 14 de março, às 21:30, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e conta com a presença da realizadora e de várias personalidades do mundo do vinho.

Estreia mundial nos Estados Unidos e premiado em Espanha

O filme teve estreia mundial num festival internacional de cinema nos Estados Unidos, o «International Wine Film Festival», e estreia europeia em Espanha, no MOST International Wine & Cava Film Festival, onde recebeu o mais importante galardão do festival – o Grande Prémio do Júri. Os jurados destacaram a qualidade cinematográfica, narrativa e estética.

Porque nada fermenta como uma boa história, «Setembro A Vida Inteira» é uma longa-metragem com uma linguagem intimista e cinematográfica, onde as histórias das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal. Numa altura em que o vinho português começa a ser reconhecido internacionalmente, este documentário é o seu retrato íntimo. Um convite à reflexão sobre a alquimia do vinho, a relação entre quem tem a terra e quem a trabalha. Mas este é também um filme sobre paixão, liberdade e fé.

Ana Sofia Fonseca: histórias do vinho, da escrita ao cinema

Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, Ana Sofia Fonseca é jornalista. As histórias de vida e os temas de direitos humanos preenchem uma grande parte do seu currículo e já a levaram a África, às Américas, à Ásia e a calcorrear a Europa. Conhece Portugal de trás para a frente. De vez em quando escreve sobre o vinho. Fez parte da equipa da revista ‘Grande Reportagem’ e escreveu para as principais publicações portuguesas. O documentário veio mais tarde, caminho esse que a levou a assinar programas, como «Histórias Com Gente Dentro» e «O Meu Pequeno Mundo», entre várias reportagens. O seu trabalho valeu-lhe o reconhecimento através do Prémio Gazeta, do Prémio AMI Jornalismo Contra a Indiferença, do Prémio Direitos Humanos e Integração da UNESCO, do Corações Com Coroa. O documentário «A Janela» foi selecionado para o Doc Miami Film Festival. No mundo dos livros, a estreia aconteceu com «Barca Velha – Histórias de um Vinho», seguindo-se «Angola Terra Prometida», «Capitãs de Abril», «Cada Garrafa Conta uma História», «Raízes» e o romance «Como Carne em Pedra Quente».

O ponto de partida para o enredo de «Setembro A Vida Inteira» aconteceu, em 2003, altura em Ana Sofia Fonseca estava a escrever o livro «Barca Velha – Histórias de um Vinho», quando, ao entrar no sótão da casa de Maria Luísa Olazabal, na Quinta do Vale Meão, no Douro Vinhateiro, se deparou com um cenário digno de um filme. Em setembro de 2015 iniciava a rodagem. O resultado é um filme que conta histórias de vida, onde o que se destaca é a natureza humana, muito à semelhança do que jornalista tem vindo a fazer ao longo da sua carreira.
A banda-sonora é uma adaptação assinada por Jorge Palma do fado «Oiça lá, ó Senhor Vinho», tornado célebre por Amália Rodrigues.

As vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal

Um país. 700 milhões de garrafas. Mais de 2000 anos de história. Todos os calendários, a sorte jogada em setembro. Homens, mulheres e crianças contam a vida pelas vindimas. O vinho está na moda e o português nunca teve tanto reconhecimento como hoje. Este filme é o seu retrato pessoal, um tema universal com a alquimia local. SETEMBRO A VIDA INTEIRA viaja pela intimidade das vinhas e das adegas, descobrindo paixões, crimes e aventuras. Mas este documentário é também sobre paixão, liberdade e fé. Um convite à reflexão sobre a natureza humana e à relação entre os donos da terra e quem a trabalha. Porque nada fermenta como uma boa história, as vidas das gentes do vinho são passaporte para descobrir Portugal.

Site: www.setembroavidainteira.pt
Facebook: setembroavidainteira

< >

Partilhar Artigo