Dia Internacional dos Museus: Dia da Europa no Museu Nacional Ferroviário

Dia Internacional dos Museus: Dia da Europa no Museu Nacional Ferroviário

Dia Internacional dos Museus: Dia da Europa no Museu Nacional Ferroviário

Artigo de Redação 11-05-2018

11-05-2018


Esta iniciativa, anualmente promovida no dia 18 de maio em todo o mundo pelo ICOM – International Council of Museums e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, o Dia Internacional dos Museus realiza-se este ano sob o tema «Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos».

Nesta edição, propõe-se a reflexão sobre as novas tecnologias no contexto dos museus mas também sobre novas formas de aproximação das colecções aos diferentes públicos, como manter a sua relevância na sociedade, nas comunidades locais e nos diversos grupos em seu redor, fortalecendo as suas conexões.

Simultaneamente, celebra-se o 3.º aniversário da sua inauguração do Museu Nacional Ferroviário (MNF) e ainda o Dia da Europa, inserido na iniciativa «Europa na Minha Região», uma campanha da União Europeia que visa incentivar os cidadãos a descobrirem projetos da UE perto do local onde vivem.

Neste contexto de múltipla celebração, os três dias terão entrada gratuita, sendo preenchidos com uma programação diversificada, iniciando no dia 17, quinta-feira, Open Day «Europa na Minha Região» com visitas orientadas «A Bordo», que permitirão aos participantes conhecer por dentro alguns dos veículos icónicos da coleção MNF, com início às 10:00, 11:00, 13:00 e 16:00.

Às 11:00 será inaugurada a exposição «Museu Invisível: nos bastidores da coleção do Museu Nacional Ferroviário», na qual se traz à luz e ao olhar curioso dos visitantes, algumas das peças mantidas em reserva no Museu.

No dia 18, sexta-feira, às 10:30, os visitantes mais jovens poderão participar no Ignite Jovem MNF apresentando as suas ideias para atividades, iniciativas ou projetos que gostariam de ver realizados ou mesmo realizar no MNF.

Ao longo do dia, às 10:30 e 14:30, serão promovidas novas visitas «A Bordo», e ao final do dia teremos uma Sunset Lounge Session com o Dj «Loverman». O dia termina com a primeira edição do cluedo teatral «Destino Incerto», uma produção em parceria com a Don’Adelaide Produções, que promete uma descoberta do Museu plena de suspense e surpresas.

Já o dia 19, sábado, será marcado por novas visitas «A Bordo», às 10:30 e às 14:30, e por visitas especiais orientadas à «Sessão de Restauro da Automotora Nohab 0111», projeto desenvolvido em parceria com a APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro no âmbito do Programa de Voluntariado MNF.

Durante os três dias, estarão igualmente em funcionamento os quadriciclos e o mini-comboio, entre as 10:00 e as 18:00. A maioria das atividades é de participação gratuita, embora com lotação limitada.

Esta programação conta com o apoio da companhia do Ignite Portugal, da Don’Adelaide Produções e da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

Mais informações através do email [email protected] ou do telefone +351 249 180 382.

Partilhar Artigo