Aventuras emocionantes na 4.ª edição da Algarve Nature Week

Aventuras emocionantes na 4.ª edição da Algarve Nature Week

Aventuras emocionantes na 4.ª edição da Algarve Nature Week

Artigo de Redação 05-04-2018

05-04-2018


Para marcar o arranque da Algarve Nature Week, no dia 13 de abril, Lagos recebe um dia aberto com várias propostas gratuitas de turismo de natureza que levarão miúdos e graúdos a aventurar-se em atividades emocionantes. O objetivo é mostrar que o Algarve natural tem muito para oferecer e que a região é o cenário perfeito para férias ativas com experiências ao ar livre inesquecíveis.

Durante o dia aberto vai ser possível descobrir a mais emblemática praça da cidade de Lagos de bicicleta (Praça do Infante) ou testar a pontaria no tiro ao arco no Jardim da Constituição. Os amantes de adrenalina poderão enfrentar a parede de escalada e o slide, superar obstáculos nas gincanas de bicicletas ou ainda aceitar o desafio desportivo dos ginásios que estarão a animar o palco da Praça do Infante.

Mas há muitas mais atividades programadas para 13 de abril, sobretudo para os 500 alunos dos 2.º e 3.º Ciclos de Ensino Básico de Lagos que foram convidados a participar neste dia. Descobrir Lagos a partir de um caiaque em pleno mar, embarcar num passeio com o campeão nacional de Kitesurf Francisco Lufinha, enfrentar as ondas e fazer um batismo de Wakeboard e Wakeskate e observar aves na praia do Camilo são algumas das experiências previstas para as crianças do concelho, numa parceria entre a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), através da direção de serviços do Algarve, e a Câmara Municipal de Lagos (CML).

O momento alto do dia aberto será no entanto a «Caminhada Pôr-do-sol na Ponta da Piedade». Com início marcado para as 18:00 na Praça do Infante, esta caminhada de 4,6 quilómetros está aberta a toda a população e irá desvendar um dos cenários naturais mais deslumbrantes do litoral algarvio na companhia de Francisco Lufinha (inscrições por e-mail até 12 de abril para [email protected]).

O que há para ver mais?

As emoções fortes não se esgotam no primeiro dia da iniciativa, pois a Algarve Nature Week decorre até 22 de abril, com 160 experiências em terra e no mar, a preços irresistíveis. Esta edição conta com 70 parceiros de animação turística e unidades de alojamento que, juntos, irão mostrar que o Algarve é um tesouro natural que merece ser descoberto o ano inteiro, seja a pedalar, a mergulhar, a surfar, a andar a cavalo e de burro ou ainda a caminhar.

Vasco Palmeirim e Nuno Markl também não conseguiram resistir ao encanto do Algarve e no dia 20 de abril chegarão a terras algarvias para viver experiências únicas na natureza da região. Os dois locutores serão desafiados a participar num passeio de bicicleta e numa aula de bodyboard com a campeã Joana Shenker. Em breve será lançado um passatempo na página de Facebook da Algarve Nature Week que irá habilitar três seguidores à oportunidade de pedalar com as famosas vozes das manhãs da rádio.

«Gostaria de lançar o repto a todos os algarvios, aos portugueses e aos turistas internacionais que nos visitem de 13 a 22 de abril para descobrirem a natureza do Algarve através das experiências que propomos nesta edição», afirma Desidério Silva, presidente da RTA, entidade organizadora do evento. «Aproveito para destacar e agradecer já o empenho de todos os parceiros da iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal de Lagos, a DGESTE, a Associação Turismo do Algarve, as empresas de animação e unidades de alojamento. Sem eles o evento não seria possível e é graças à colaboração próxima de todos que conseguiremos, uma vez mais, mostrar que esta região tem também boa oferta para quem procura atividades ar livre e de proximidade com os nossos valores naturais e culturais», conclui o responsável do turismo algarvio.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Lagos, autarquia responsável pela dinamização dos dois espaços onde decorrerá a animação do dia aberto, «é uma satisfação acolher em Lagos o primeiro dia desta edição da Algarve Nature Week, iniciativa que vem ao encontro da estratégia que definimos para a promoção dos nossos recursos endógenos, nomeadamente a nossa paisagem natural, valorizando-a, criando condições de segurança e desfrute da mesma e ao mesmo tempo contribuindo para o fortalecimento de um novo segmento de turismo local, combativo da sazonalidade e usual atrativo a que a nossa área geográfica está habitualmente consagrada. Lagos mais sustentável é um compromisso que assumimos, focado na harmonia entre a qualidade ambiental, paisagística e cultural e acreditamos que esta iniciativa, fomentadora do turismo de natureza, resultará, por um lado, num relevante contributo para a consolidação deste propósito e, por outro, numa experiência inesquecível para todos os que decidirem nela participar. Deixamos assim o nosso convite para que se juntem a nós no dia 13 de abril em Lagos, cidade cheia de encantos, ainda desconhecidos de muitos», declara Hugo Pereira.

O programa completo do dia aberto, as 160 atividades e as propostas de alojamento desta edição da Algarve Nature Week estão disponíveis em www.algarvenatureweek.pt.

A Algarve Nature Week insere-se no âmbito da candidatura «Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

Partilhar Artigo