O que acontece às moedas deixadas na Fontana di Trevi, em Roma

O que acontece às moedas deixadas na Fontana di Trevi, em Roma

O que acontece às moedas deixadas na Fontana di Trevi, em Roma

Artigo de Redação 09-09-2023

09-09-2023


Diz o ditado que «Em Roma, sê romano», e por isso mesmo não há turista que se preze que não se dirija a esta cidade italiana e não cumpra uma das tradições: atirar a moeda ao ar para o interior da Fontana di Trevi.

Parece estranho? Mas não é! Todos os dias há uma verdadeira «chuva de moedas» na Piazza di Trevi, todas dirigidas para o interior da fonte mais famosa da cidade de Roma, em Itália.

A tradição

Diz a tradição que quem atirar uma moeda, vai voltar a visitar a cidade. Se for o caso de estar solteiro e atirar duas moedas, o amor da sua vida vai ser descoberto em Roma. Não sabemos ao certo se os desejos têm uma taxa de sucesso elevada, mas no meio disto tudo, há uma dúvida que se impõe: o que acontece ao dinheiro que é diariamente lançado para a Fontana di Trevi?

Leia também: Roteiro pelas Cinque Terre, as vilas centenárias da Riviera italiana

Não precisa de se preocupar! É que, para além de estar a contribuir para realizar os seus desejos, está ainda a ajudar associações. Isto porque, todas as semanas são retirados cerca de 13 mil euros da fonte, o que equivale a cerca de 700 mil euros por ano. Quem faz essa «limpeza» de moedas é a Cáritas, a organização oficial da Igreja Católica, que demora cerca de uma hora a recolher o dinheiro.

Posteriormente, esse dinheiro é distribuído por quem mais precisa. E se pensa que alguém pode tentar roubar as moedas que são enviadas para a fonte mais famosa de Roma, então desengane-se, porque estão sempre polícias «à caça» e atentos ao que se passa no local.

Leia também: Sicília: O eterno jardim do Mediterrâneo

Percorra a galeria e veja mais fotos da Fontana di Trevi em Roma.

< >

Partilhar Artigo