página anterior
página seguinte
The Yeatman 5 estrelas Luxo com vista para o Douro

Situado na zona elevada do centro histórico de Vila Nova de Gaia proporciona vistas panorâmicas sobre o rio Douro e a zona ribeirinha do Porto. Este hotel vínico, o primeiro em Portugal, é genuíno e único...

Inaugurado em 2010, este hotel vínico de cinco estrelas fica situado na zona histórica de Vila Nova de Gaia, junto às caves do vinho do Porto, defronte para a cidade Invicta. A vista panorâmica é, de resto, uma das grandes atrações deste hotel de luxo, onde também não falta conforto, ambiente sofisticado e inúmeras atividades à disposição dos hóspedes, tais como degustação de vinhos e tratamentos à base de vinho no Vinotherapie Spa.

pequeno almoço com vista panorâmica para o Douro Piscina exterior The Yeatman

A elegância intemporal, a autenticidade dos diversos detalhes juntamente com o serviço atencioso e discreto da afável equipa, traduzem-se na individualidade de carácter e sentido de hospitalidade, que só são possíveis atingir nos melhores hotéis, propriedades familiares.

Há mais de três séculos que o Porto acolhe as antigas famílias britânicas que ao longo de gerações se dedicam ao comércio do vinho do Porto, deixando a sua discreta marca na cidade.

Inspirando-se nesta ligação, o The Yeatman reúne a arte portuguesa de bem receber a um ambiente britânico de conforto clássico e discreto.

Estilo

Azulejos tradicionais e diversos detalhes decorativos contribuem com um toque de autenticidade. Os corredores temáticos realçam a história do Porto, do vinho e de Portugal, simbolizam o carácter existente e permitem uma experiência cultural a quem
visita o hotel.

Restaurante

O restaurante do The Yeatman, sob a tutela do chef Ricardo Costa, possui uma estrela Michelin. Os sabores tradicionais portugueses, juntamente com ingredientes locais, são interpretados e apresentados num estilo contemporâneo. O The Yeatman é o embaixador dos melhores produtores de vinhos portugueses. Em 2011 conquistou o prémio de Melhor Lista de Vinhos, com cerca de 1000 referências de vinho na sua garrafeira composta por 25 mil garrafas.

Os Jantares Vínicos, que decorrem todas as semanas, proporcionam aos clientes a oportunidade de degustarem uma extensa variedade de vinhos provenientes das 11 regiões vinícolas de Portugal.

Relaxar

O Spa Vinothérapie Caudalie é o primeiro Spa Caudalie em Portugal. Com uma área total de 2000 m2, constitui o maior dos oitos Spas Caudalie que existem no mundo inteiro.

cozinha e restaurante com chef Ricardo Costa

Disponibiliza dez salas de tratamento e uma extensa oferta de programas de beleza e bem-estar, como banho romano, sauna, hammam, tepidarium e shower experience. As piscinas interior e exterior, ambas panorâmicas, proporcionam vistas deslumbrantes sobre o Porto e rio Douro. A última possui um agradável lounge bar que constitui o local ideal para relaxar nos meses quentes. O ginásio é equipado e com personal trainer.

Quartos e suites

The Yeatman dispõe de 82 magníficos quartos e suites, cada um com o seu amplo terraço privado e vistas impressionantes sobre o rio Douro e a cidade do Porto. Os quartos e suites são decorados num estilo clássico e discreto, personalizados com quadros e objetos alusivos à região e tradições de um produtor de vinho, abrindo uma intrigante janela sobre o universo fascinante dos vinhos portugueses.

Confortáveis e luxuosos, disponibilizam cama king size e uma extensa oferta de produtos e serviços. O ambiente de conforto e bem-­-estar estende-se às amplas e espaçosas casas de banho, onde para além dos mais luxuosos equipamentos, encontra produtos exclusivos da gama Caudalie. Tradicionais portadas de ripas das casas de banho permitem desfrutar das magníficas vistas da cidade.

Spa_Vinotherapie_Caudalie

Outros equipamentos e serviços disponíveis nos quartos e suites:

Quartos e suites

  • Centro multimédia de entretenimento com televisão LCD;
  • Secretária;
  • Bar;
  • Cofre;
  • Telefone;
  • Acesso gratuito à Internet;
  • Variedade de livros temáticos sobre Portugal e/ou sobre vinhos.

Facilidade de acessos

Encontra-se localizado perto do metro e da principal estação de comboios (dista aproximadamente 2h30 m de Lisboa de comboio), da autoestrada e dos cais de partida para cruzeiros de barco. O aeroporto internacional está a apenas 20 minutos de distância de automóvel.

Piscina exterior com vista panorâmica do Douro Adega The Yeatman

Experiência vínica

O The Yeatman disponibiliza um completo e variado programa de eventos, serviços e atividades vínicas. Provas e jantares vínicos são realizados com regularidade, contando com a presença de distintos produtores de vinhos e personalidades de Portugal e de várias zonas do mundo. Os parceiros vínicos do The Yeatman desempenham um papel importante nestes programas, tal como as caves de vinho do Porto que estão localizadas nas proximidades do hotel.

Sugestão de passeios

O The Yeatman encontra-se no centro da zona histórica das caves de vinho do Porto na margem sul do Douro. As visitas aos antigos armazéns de vinho do Porto são obrigatórias, onde será sempre bem recebido e poderá absorver um conhecimento acerca da história dos vinhos generosos que possuem o nome da cidade. A localização ideal do The Yeatman permite a descoberta e exploração da cidade a pé, sendo também possível optar por visitar as regiões vinícolas e centros religiosos ou a vizinha Espanha, que se encontram próximos do Porto.

Ponte D. Luís

As duas margens do rio proporcionam uma animação vibrante, permitindo que os visitantes relaxem e aproveitem a vista constituída por edifícios que ganham forma de cada lado do rio. Um pequeno passeio pelos dois famosos tabuleiros da Ponte D. Luís permite o acesso à margem norte do rio e ao Património Mundial da UNESCO. A partir deste local, as ruas até à Catedral são estreitas não sendo possível transitar de automóvel.

Palácio da Bolsa no Porto

A cidade do Porto está construída em granito, enriquecida de magníficos detalhes. A Catedral do Porto é o seu melhor exemplo. Na realidade, parece que a cidade está repleta de igrejas, com decorações magníficas em azulejo. A uma curta distância, a partir da catedral, localiza-se a estação de S. Bento que constitui indiscutivelmente o local com a melhor exposição de azulejos na cidade.

Novamente em direção ao rio é possível visitar a Torre dos Clérigos, desenhada por Nicolau Nasoni. Os 220 degraus até ao topo proporcionam uma incomparável vista para cidade.

Torre dos Clérigos

A curta distância encontra-se o Palácio da Bolsa, local que transmite a ideia da riqueza que os comerciantes criaram na cidade. Aqui perto, é possível apanhar o elétrico até à zona da Foz do Douro e desfrutar de um almoço na praia com vistas para o oceano Atlântico. Na Ribeira do Porto, poderá experimentar sardinhas frescas grelhadas e ter a oportunidade de ver onde Henrique o Navegador, filho mais famoso de Portugal, nasceu e viveu.

Atravessando o rio de volta ao The Yeatman, surge a oportunidade de relaxar nos seus jardins, usufruir da piscina, desfrutar do SPA ou simplesmente observar o pôr-do-sol no bar. O ambiente proporcionado pelos sinos das igrejas com o grasnar das gaivotas e os sons próprios da cidade, anseiam por mais uma noite de charme e entretenimento.

De seguida sugerimos alguns itinerários, não só pela cidade do Porto, mas também algumas sugestões de viagens a norte e sul da cidade.

azulejos na estação de S. Bento

Sustentabilidade e meio ambiente

Os jardins são uma das poucas áreas verdes no centro histórico, constituem o refúgio para espécies de plantas raras e um paraíso para aves migratórias. Para além disto, muitos dos aspectos do design e operação do The Yeatman, foram pensados para ajudar a reduzir o seu impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de dióxido de carbono.

Utiliza 82 painéis solares para aquecimento da água e através da captação das águas das chuvas é possível fornecer água para uso sanitário e rega de jardins. Não menos importante é a utilização de lâmpadas de baixo consumo presentes em todas as áreas sempre que possível.

Foi adaptado um sistema de purificação de água da rede pública para tornar agradável o seu consumo, sendo colocada em garrafas desenhadas para o The Yeatman para ajudar a reduzir as emissões com o seu transporte.

Sempre que é possível, opta por produtos locais e todo o lixo biodegradável proveniente das cozinhas e restaurante, é transformado e utilizado como fertilizante para os jardins.

Guia do Viajante

ver mapa maior

The Yeatman Porto

contactos

Rua do Choupelo (Santa Marinha), Vila Nova de Gaia
Tel.: (+351) 22 013 3100
Fax: (+351) 22 013 3199
Site: www.the-yeatman-hotel.com/pt
E-mail: reservations@theyeatman.com

localização

Centro histórico.

características

5 estrelas

82 quartos no total ( possuem uma varanda e vista sobre o Douro).

Possui o primeiro SPA da prestigiada marca francesa Caudalie em Portugal (o Vinothérapie Spa da Caudalie), dedicado aos tratamentos de beleza inspirados na vinha, na uva e no vinho.

Ambiente:
Selecionado/Sofisticado

Decoração:
Clássica

o que disponibiliza

  • Métodos de pagamento: Multibanco/Visa
  • Estacionamento: Privativo
  • Internet: Grátis com e sem fios
  • Fumadores: Zonas para fumadores

serviços

  • Adega
  • Aquecimento central
  • Ar condicionado
  • Babysitting
  • Banho turco
  • Bar
  • Cabeleireiro
  • Câmbio
  • Ginásio
  • Jacuzzi
  • Jardim
  • Lojas
  • Parque infantil
  • Piscina ao ar livre e coberta
  • Receção 24 horas
  • Sala de leitura
  • Sauna
  • SPA
  • Sala de reuniões

informações

Moeda
Euro.

Idioma
Português.

Documentos
Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão.

clima

Dependendo da região e da época do ano, Portugal oferece muito sol, sendo um destino ideal para umas férias descontraídas. Tem um clima temperado marítimo, com verões quentes e invernos húmidos, sofrendo influências continentais e também por parte do Atlântico e do Mediterrâneo.

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Flickr e gentilmente cedidas por The Yeatman
edição 9 a próxima viagem