página anterior
página seguinte
Antália o paraíso da riviera turca Kaleiçi
Kaleiçi, antiga Antalya

Com as suas águas azuis-turquesa e uma riqueza natural extraordinária, a Riviera turca respira glamour e muito charme, mérito da beleza ímpar das suas rochas esculpidas frente ao mar e das praias paradisíacas.

encosta de Antalia

A exótica Riviera de Antália é composta por praias encantadas, montanhas de origem vulcânica, abundância de testemunhos arqueológicos, florestas luxuriantes e um vasto leque de símbolos históricos de valor incalculável, herdado de Gregos e Romanos, que convence os turistas de todo o mundo a vir experimentar emoções únicas. Reza a história que este paraíso, à beira-mar plantado, foi lar de santos, heróis, guerreiros, reis e berço de diversos mitos inspiradores, mas nada como ir até lá e fazer uma minuciosa visita para o comprovar.

Praias, história e cultura

ruas de Kaleiçi

Situada no Sul da Turquia, Antália é conhecida pelo seu clima ameno, pela qualidade das suas praias e pelo seu património histórico, dividido por mais de 200 cidades antigas, que existem na região.

É conhecida também como a capital do turismo da Turquia e o ponto de entrada para a Riviera turca e para muitos locais de interesse histórico. Esta zona é cercada por montanhas e banhada pelo mar Mediterrâneo, com mais de 700 quilómetros de praias de águas límpidas.

A cidade de Antália é a capital da província com o mesmo nome e é onde estão localizadas algumas das melhores praias da Europa, sendo um dos destinos mais procurados na bacia do mediterrâneo durante o verão.

mesquita Minarete Kesik

Antália não é só praias, pois é considerada uma zona muito rica em história e cultura. A cidade velha de Kaleiçi com as suas magníficas ruas estreitas e sinuosas, está integrada nas antigas muralhas da cidade, onde se encontram os edifícios históricos. Embora existam diversos pontos de entrada, a maneira mais impressionante de entrar na cidade é pela porta de Adriano, um imponente arco construído pelo imperador Adriano. Antália tem também um excelente museu de arqueologia e um grande número de edifícios históricos e antigas ruínas: a Torre do Relógio ou a Torre Hidirlik.

A religião é parte importante do dia-a-dia da cidade. Há inúmeras mesquitas construídas em diferentes épocas e com uma decoração variada e vistosa. Destaca-se, entre todas, a Mesquita do Minarete de Kesik, um dos prédios mais antigos da cidade, que mostra os estilos das diferentes épocas durante as quais foi construído o templo.

São inúmeros os restaurantes e bares em Antália que oferecem momentos de lazer muito variados, onde é agradável tomar uma bebida com vista para o mar ou desfrutar de um prato típico da região nos restaurantes da cidade.

Porta de Adriano

Como se deslocar

Deslocar-se pela zona de Antália é relativamente simples e seguro. Toda a zona da Riviera está bem servida de transportes públicos, com uma rede eficiente de autocarros, táxis e “miniautocarros”. Junto aos hotéis, pode encontrar um “carro-trator” que leva os turistas até à cidade de Belek, onde poderá encontrar todo o tipo de comércio com preços muito aliciantes, principalmente se tiver jeito para regatear!

ruínas de teatro romano em Aspendos

O que deve ver

Não deixe de conhecer os arredores de Antália, locais onde se concentram algumas das mais belas ruínas e monumentos históricos de todo o Mediterrâneo.

Mausoléu de Maussollos e o Templo de Ártemis
Na Riviera turca encontram-se duas das sete Maravilhas do Mundo Antigo, as ruínas do Mausoléu de Maussollos, em Bodrum, e o que resta do Templo de Ártemis, a deusa romana da fertilidade, em Éfeso. Uma mistura fascinante de herança mitológica que há milhares de anos foi o lar de guerreiros,
reis e imperadores.

Aspendos
Fica a 49 quilómetros de Antália, é uma cidade romana, com um anfiteatro (Teatro de Aspendos), mais bem conservado do mundo, com capacidade para 15 mil espectadores, construído pelo grande arquiteto Zenón, durante a época do imperador Marco Aurélio, em meados do séc. II d.C.

Perge
É uma zona arqueológica que abriga as ruínas de uma cidade majestosa onde ainda é possível visualizar o ágora (centro da cidade), os banhos e canais romanos, o estádio, o teatro e a sua basílica, cujo papel foi muito importante no período de cristianização dos povos, sendo ali um ponto de passagem do apóstolo Paulo, Barnabé e João Marcos, nas suas viagens missionárias pela Ásia.

Ágora em Perge praia em Kemer

Kemer e Belek
Para desfrutar das praias de areias brancas e águas cristalinas deve-se visitar o povoado pesqueiro de Kemer e Belek (Antalya), um centro turístico muito na moda nos últimos anos.

Muito próximo, Kas com tumbas de pedra do V a.C., uma acrópole amuralhada na qual se destaca uma tumba dórica com um friso decorado com 24 dançarinas e um teatro de onde pode desfrutar de vistas estupendas. Também existem belos sarcófagos na ilha de Kekova que se encontram ao longo de toda margem, dando à ilha um aspecto de encantamento.

Phaselis
Aqui unem-se formosas praias com restos arqueológicos de grande importância. Fundada no século VII a.C. foi conquistada por Alexandre Magno para passar depois para as mãos dos Egípcios e Romanos. Para encontrar as ruínas há que passear entre uma vegetação frondosa e deixar surpreender-se. Pode-se encontrar restos de um templo, um teatro,um aqueduto e um ágora pavimentado.

Side
Paisagens e formosas praias com restos históricos tão importantes como um ágora do século II a.C. os banhos romanos albergam como museus excelentes esculturas romanas, um teatro do século II a.C., muralhas do século IV a.C. e vários templos situados no porto.

Sillyon
Foi habitada desde o período helenístico e exibe um imponente Odeon, necrópoles, cisternas e estádios.

ruínas de Olympus Ternessos

Olympus
Escondidas entre as vegetações de palmeiras e pinheiros encontram-se as ruínas do Olimpo. A porta de cinco metros de altura, na qual se levanta um pedestal com uma inscrição, faz supor que a inexistente estátua estava dedicada a Marco Aurélio. Também se podem encontrar tumbas licias, romanas e bizantinas, um banho romano com solos decorados com formosos mosaicos, um pequeno teatro romano e antigas muralhas construídas seguramente durante o tempo em que os piratas, a mando de Zeniketes viveram neste lugar.

Termessos
Rodeada por vegetação muito formosa, esta cidade foi totalmente abandonada no século V e não foi descoberta até 1840. A esta antiga fortaleza chega-se pela Porta de Adriano que abre para um teatro grego com capacidade para 4200 pessoas, um ginásio e um Odeón do qual ainda se conservam as paredes de dez metros de altura, embora o interior esteja totalmente destruído. Em melhor estado estão os edifícios localizados no ágora, enquanto a cidade mortuária oferece um espetáculo dantesco pelo saqueio e os terramotos que sofreram os sarcófagos.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Antalya

onde dormir

Adam & Eve Hotel

Gloria Verde Resort

Rixos Premium Belek

Spice Hotel & Spa

Hotel Suix Lara

Sealife Family Resort Hotel

Rixos Downtown

Bilem High Class Hotel

Hillside Su Hotel

Divan Antalya Talya

Tuvana Hotel

Ramada Plaza Antalya

Puding Marina Residence

Kempinski Hotel The Dome

Rixos Sungate

Iberostar Bellis Resort

Sherwood Dreams Resort

gorjetas

Os taxistas não estão habituados a receber gorjetas. Já nos hotéis, restaurantes, banhos turcos e cabeleireiros, é normal deixar uma gorjeta de cerca de 15%.

onde comer

Vanilla Lounge
Kaleici, Antalya

Sibel’s Four Seasons Cafe & Restaurant
Kemer, Antalya

Seraser Fine Dining Restaurant
Kaleici, Antalya

Otantik Butik Otel & Restaurant
Antalya

Stellas Manzara
Antalya

Yemenli Restaurant
Antalya

Salvini
Antalya

Corners Menu
Kaleici, Antalya

Fish-Inn Restaurant
Antalya

Sushico
Antalya

Afrodit Restaurant
Antalya

Volkan
Antalya

gastronomia

Muito rica e variada. Azeite, alho e pão são essenciais. Não deixe de experimentar o borek (rolos de pão recheados) e um bom prato de peixe acompanhado de raki (bebida à base de anis).

tours que pode fazer

Antália
ideal para conhecer o centro de Antália com o seu porto antigo ainda com as muralhas romanas. Pode também descobrir uma mesquita da época Seljúcida, um banho turco Otomano e as casas tradicionais; pode assistir à queda de água de Karpuzkaldiran onde o rio Duden desagua no Mediterrâneo. assim como visitar um dos mais importantes centros de couro da região.

Aspendos e Perge
visita ao teatro de Aspendos do séc. II, muito bem conservado e com uma acústica impressionante. Conhecer Perge, a cidade antiga mais bem conservada da região de Panfília onde as ruas com colunas, as duas portas monumentais, as termas romanas, o estádio e a ágora estão em muito bom estado. É possível conhecer um centro de produção de joias, artesanato mais antigo da Ásia Menor.

Manavgat e passeio de barco
Manavga é uma vila típica onde se pode acompanhar o dia-a-dia dos turcos e o mercado tradicional. Passeio de barco no rio onde se podem descobrir as cascatas mais largas da Turquia.

Pamukkale
É o conhecido Castelo de Algodão que visto de longe lembra um manto de algodão, daí o seu nome Pamukkale (que traduzido significa “castelo de algodão”). Esta paisagem é uma obra da natureza onde as várias nascentes de águas quentes e calcárias formaram piscinas com os seus sedimentos e deixaram as encontas brancas. No mesmo planalto, a alguns metros das termas, situam-se as ruínas da necrópole de Hierapolis, famosa pela riqueza artística dos túmulos e sarcófagos.

Jeep Safari
Excursão feita em jeep. Safari nas Montanhas de Taurus e inclui um almoço num restaurante típico numa aldeia.

Rafting
É feito no rio Koprulu e acompanhado por um monitor profissional.

Excursão a Istambul.

informações

Moeda
Lira turca. Poderá levar euros e trocar pela moeda local ou levantar diretamente nas caixas automáticas.

Idioma
Turco. Os turcos têm alguma dificuldade em falar inglês, mas é fácil comunicar com eles.

Documentos
Passaporte com validade mínima de seis meses e visto. O visto poderá ser adquirido com a reserva (entregue com a documentação de viagem), ou através da embaixada da Turquia (tel.: 213 003 110). Ainda poderá, à chegada no aeroporto do destino (balcão Visas e adquirir antes do controlo de passaporte).

Fuso horário
+ 2 horas

clima

As estações do ano coincidem com as de Portugal, mas o verão é mais quente e o inverno mais rigoroso. Por ser um país tão vasto, as várias regiões são influenciadas em termos de clima de forma diferente durante as quatro estações do ano. Antalya é uma das melhores estâncias balneares da Turquia pelo seu clima mediterrâneo ameno durante todo o ano. Entre julho e meados de setembro os termómetros rondam os 35º C e a água do mar chega aos 29º C. Nos meses de abril, maio, setembro e outubro, as temperaturas são mais amenas onde o sol também brilha, chegando até aos 25º C. Dezembro e janeiro são os meses em que se regista mais chuva, sendo que entre novembro e março os termómetros atingem os 12º C.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr | Agradecimentos: Turismo Oficial da Turquia
edição 9 a próxima viagem