página anterior
página seguinte
Cancún: Para os amantes de sol, mar e tequila!
Cancún: Para os amantes de sol, mar e tequila!
Cancún: Para os amantes de sol, mar e tequila!

Localizada numa zona esquecida das Caraíbas, foi uma ilha deserta e poucos queriam saber da sua existência... Hoje, é um dos principais destinos turísticos do México, por estar cercada pelas mais belas praias do mundo.

Situada na península do Iucatão, na costa sudeste do México e banhada pelo mar das Caraíbas, a zona balnear de Cancún remete-nos para uma obra de arte tropical: a água exibe infinitas gradações azuis, repletas de peixes coloridos e recifes de coral, quedando-se em areias de textura fofa e cor branca, de onde “saltam” palmeiras que dançam ao sabor do vento.

Cancún possui uma infraestrutura hoteleira imensa que consolida este popular destino como um verdadeiro especialista em proporcionar conforto, relaxamento, diversão e aventura para aqueles que optam por ver e conhecer as maravilhas desta terra.

À sua volta localizam-se centros arqueológicos importantíssimos como, por exemplo, as reservas naturais de Tulum e Xcaret e Xel-Ha, nas quais pode
praticar diversas atividades e vários desportos náuticos, os quais convertem esta estância num encontro íntimo com a natureza e a magia das paisagens terrestres e marinhas. Além disso, é possível, a partir das suas margens, encetar um passeio até às lsla Mujeres e Cozumel, situadas no mar do Caribe.

Em Cancún não há espaço para o tédio, e desde que o sol nasce até que se põe no horizonte, são múltiplas as opções que dizem respeito aos lugares a visitar e a coisas para fazer. No centro da cidade existem vários espaços comerciais, de diversão e desportivos, adaptados aos mais diversos gostos e necessidades dos visitantes, que raramente perdem uma oportunidade de percorrer a Avenida Kukulcan, que liga a zona hoteleira ao centro, local onde pode visitar alguns sítios arqueológicos, marcados, ainda que à distância, pela tranquilidade da presença do mar.

À noite, a diversão continua nos locais noturnos, entre espetáculos e restaurantes, que permitem passar momentos divertidos com a família ou amigos. Sem dúvida, que aqueles que se aventuram por este destino serão surpreendidos pela imensa riqueza cultural, ecológica, histórica e gastronómica.

Monumentos de Cancún

Em Cancún não há espaço para o tédio e há imensas opções de lugares para visitar

Palácio Municipal de Cancún

Monumentos históricos importantes

Fuente Diálogo Norte-Sur
Foi edificada em outubro de 1981, para celebrar a Reunião de Presidentes, sendo hoje um lugar de encontro dos habitantes de Cancún. No passado, este monumento mais não era do que um conjunto de figuras de ferro sem forma nem estilo, conhecido por Insectronic.

Fonte de Kukulcán
Localiza-se na avenida com o mesmo nome e possui as seis cabeças da serpente emplumada conhecida como Kukulcán (divindade dos Maias que representava os ventos). Outro detalhe que vale a pena sinalizar é que estas cabeças têm como ponto de orientação os quatro pontos cardeais.

Monumento à História do México
Foi desenhado pelo escultor Ramón de Lázaro Bencomo e tem como principal missão representar a história do México enquanto nação. Ali se encontram perpetuadas as personagens de maior relevância do México.

Monumento em homenagem a José Martí
Faz referência a este excelente poeta cubano e foi batizado pelo povo com um nome peculiar Los Plátanos (ou seja, As Bananas).

Esplanada da Bandeira
No final da década de 90, foi hasteada, pela primeira vez, a bandeira mexicana neste local, pelo presidente Ernesto Zedillo. A bandeira que ondula neste pendão tem umas dimensões tão grandes que pode ser vista da parte central de Cancún até à Isla Mujeres.

Palácio Municipal
Sede do poder jurídico e da estação. Aqui também está instalada a Radio Ayuntamiento. À frente, localiza-se a Plaza de la Reforma, lugar utilizado para realizar as atividades cívicas da cidade, as feiras locais e os desfiles, além da estátua do ex-presidente mexicano Benito Juárez García.

Mirador
Igualmente conhecido como Playa Delfines, este local é uma das atrações mais bonitas dignas de serem apreciadas em Cancún, permitindo-lhe desfrutar das águas desta bela praia mágica e encantadora.

Ballet Folclórico e desportos aquáticos

Atrações a não perder!

Ballet Folclórico
Jantar, danças típicas de diversas regiões do México, acompanhadas de músicas dos mariachis e o colorido dos trajes tradicionais.

Noite Caribenha
Viaje de barco para uma verdadeira festa caribenha, onde poderá desfrutar de toda magia das Caraíbas, com muita música, danças, jogos e brincadeiras.

Jungle Tour
Passeie pela lagoa de Cancún com jet-skys durante duas horas e meia, entre os canais e recifes de corais.

Wet ‘n Wild
Esta famosa cadeia de parques aquáticos está presente também em Cancún com seus incríveis tobogãs gigantes.

Desportos aquáticos
Jet-sky, snorkel, windsurf, lancha, caiaque, lancha, veleiro e muito mais.

Onde ir

Chichen-Itza
Chichen-Itza

Centro arqueológico da cultura Maia. Localizado no centro da península do Iucatão, pode ver as pirâmides de Kukulcan. Fica a 170 quilómetros de Cancún e foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco. O complexo data do século V e, segundo dizem, foi construído para abrigar os líderes religiosos do povo, além de servir como calendário. A pirâmide de 30 metros de altura é o grande cartão-postal do local, que também acolhe ruínas de um observatório de astronomia, um campo de futebol e uma espécie de palácio.

Isla Mujeres
Isla Mujeres

A 45 minutos de barco, irá encontrar uma pequena ilha de pescadores que, em épocas passadas, foi refúgio de piratas. Ali poderá escolher entre diversas opções de lazer, como mergulhar, nadar, etc. A ilha presenteia os visitantes com areias brancas e um mar de um azul espetacular. Para chegar, basta apanhar o ferry boat em três diferentes pontos de Cancún: Playa Tortugas, El Embarcadero ou Puerto Juarez. Aproveite para conhecer e desfrutar das praias da Punta Norte: Playa Norte e Playa del Secreto.

Xcaret
Xcaret

Parque eco arqueológico fantástico, com praias maravilhosas. Poderá andar a cavalo, visitar rios subterrâneos e nadar com golfinhos. A seis quilómetros da Playa del Carmen e a  75 de Cancún, é o parque mais antigo, uma espécie de Sea World mexicano. Oferece uma variedade de opções como: minizoológico, espetáculos relacionados com a cultura maia, borboletário, flutuação por rios subterrâneos, nadar com os golfinhos, mergulhar de snorkel, sítios arqueológicos, orquidário, praias e spa.

Tulum
Tulum

É o único centro arqueológico à beira-mar. O contraste das ruínas com o mar é espetacular. A cidade surgiu no século I, foi a principal cidade portuária da civilização Maia e debruça-se sobre o mar num cenário incrível.

Playa del Carmen
Playa del Carmen

Fica a 70 quilómetros de Cancún e é um dos sítios mais bonitos da Riviera Maia. A água cristalina em diversos tons de azul-turquesa e as resplandecentes areias brancas convidam ao deleite. A praia tem uma boa infraestrutura com bares, esplanadas à beira-mar e chapéus de sol. Além disso, é dali que partem os barcos para a ilha de Cozumel. No final do dia, a ordem é circular pela Quinta Avenida, uma rua pedonal repleta de bares e restaurantes. 

Cozumel
Cozumel

Para os apaixonados por praia, esta é a ilha perfeita. Tem cantinhos praticamente virgens e sem muitas infraestruturas. O acesso é feito pela Playa de Carmen, a bordo de um ferry boat, num trajeto com a duração aproximada de 45 minutos. A ilha é grande e pode vistar a Playa Bonita, Punta Chiqueros e Chumul – as melhores para ficar estirado à beira-mar. Do outro lado ficam os hotéis e, ao longo de quase toda a ilha, existem pedras e corais, dificultando o acesso ao mar. Em Cozumel também pode visitar os sítios arqueológicos de San Gervasio, Castillo Real e El Cedral, fazer um tequilla tour, passar o dia no parque aquático Chankanaab ou nadar com os golfinhos no Dolphin Discovery.

Puerto Morelos
Puerto Morelos

Vila piscatória situada 30 minutos ao sul de Cancún, apresenta-se como um local perfeito para relaxar, praticar mergulho, snorkel, nadar e dedicar-se a outras atividades aquáticas.

Não deixe de provar... Tequila e mezcal, duas bebidas alcoólicas típicas que até já têm direito a um museu.

Um paraíso gourmet

Cancún não é apenas reconhecida pelas excelentes opções de restaurantes que oferece aos seus visitantes, começando já a estabelecer tendências gastronómicas, visto contar com matéria-prima de primeira qualidade para originais criações culinárias. Assim sendo, em 2011, a UNESCO classificou a gastronomia mexicana como Património da Humanidade, pelo seu sabor e pela arte na preparação das receitas, além dos sabores, das cores e dos aromas, qual deles mais atraente e exótico, naquela que é, afinal, uma herança das práticas dos antigos povos que fundaram a cultura mexicana – olmecas, maias e astecas –misturada com a culinária europeia – espanhola, francesa e austríaca.

Os povos ameríndios baseavam a sua alimentação no milho – cereal oriundo do atual território do México –, no feijão e em algumas ervas. Dos astecas chegaram até aos nossos dias iguarias confecionadas em todo o mundo por chefs mexicanos, de que são exemplo as tortillas. Mais tarde, os colonizadores acrescentaram arroz, carne, salsa, canela, pimenta e outras especiarias. Face a uma evolução natural e histórica, o grande símbolo da gastronomia mexicana atual é a salsa, passando os ingredientes fundamentais, além do milho e do feijão, por: abacate, tomate e pimenta, entre outros. Existe também uma variedade de molhos e os conhecidos moles, quase sempre picantes, que misturam chili, tomate, sementes de abóbora, carne, nozes, especiarias e gergelim. Além do gosto picante, a culinária mexicana explora os paladares mais açucarados, criando iguarias agridoces com amêndoas, passas ou caramelo nos molhos salgados.

Artesanato

Artesanato local

Joias de prata, bijutaria feita com conchas do mar e ossos de animais marinhos, chapéus mexicanos, os chamados sombreiros de charro, mantas, tecidos manufacturados e figuras de barro que representam os deuses maias, são alguns dos artigos artesanais típicos do México que pode adquirir em Cancún. O local mais popular para comprar artesanato, quase sempre feito pelos habitantes da região, é no mercado 28, situado no centro de Cancún, que se tem convertido num ponto de encontro cultural entre os turistas.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Austrália

onde ficar

Hotel Presidente Intercontinental Cancún

Fyocu

Me Cancún

Grand Meliá Cancún

Hotel Oásis Cancún

Hotel Oasis Viva Beach

Hotel Grand Oasis Cancún

Hotel Grand Oasis Playa

onde comer

Peter’s Restaurante

Le Fate Ristorante Italiano

Trattoria La Veneziana Da Bertilla

La Dolce Vita

La Habichuela Downtown

Habaneros

The Surfin Burrito

Savio’s Bistro by La Dolce Vita

Fred’s House & Seafood Market

Locanda Paolo

Natura

La Tranquita

Du Mexique

transportes

Autocarros: As paragens de autocarro estão assinaladas com a palavra parada. Os autocarros com a indicação Hoteles R1 fazem a volta em torno da zona dos hotéis e ao longo da Avenida Tulum até ao Crucero. O serviço é frequente.

Táxis: Como em muitas outras estâncias turísticas, os preços cobrados aos visitantes são diferentes daqueles pagos pelos locais. Apesar de existirem tarifas oficiais, a maioria dos taxistas acaba por determinar o preço da viagem. Convém informar-se sobre o tipo de preços praticados para os diferentes destinos, para não correr o risco de ser enganado. Não se surpreenda se a viagem for interrompida para recolher mais um passageiro. Apesar de não ser legal, esta tornou-se uma prática aceite.

informações

Moeda
Peso mexicano

Idioma
Espanhol

Documentos
Passaporte

Fuso horário
+ 6 horas

Voltagem
110 V, com tomadas tipo americano, de cavilhas planas. Necessita de um adaptador.

clima

Possui um clima tropical húmido. As temperaturas oscilam entre 20º C a 30º C ao longo do ano. Os meses mais secos são março e abril, com apenas dois ou três dias de chuva. Os meses de chuva decorrem entre agosto e novembro.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons, Flickr
edição 8a próxima viagem