Gibraltar: Forte como um rochedo

Gibraltar: Forte como um rochedo

Gibraltar: Forte como um rochedo

Artigo de Redação 08-01-2024

08-01-2024


A ilha de Gibraltar é um território britânico ultramarino, localizado próximo da ponta mais meridional da Península Ibérica, sobre o Estreito de Gibraltar. Este pequeno território de apenas quatro milhas quadradas tem cerca de 30 000 habitantes, faz fronteira com Espanha e é famoso pelo seu maciço de pedra calcária que se eleva de forma impressionante do mar circundante. O estreito é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes: Europa e África. Ao norte, encontram-se Espanha e o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao sul, Marrocos e Ceuta, enclave espanhol no norte de África. Era conhecido na antiguidade como “Os Pilares de Hércules”.

Em Gibraltar há inúmeras espécies de animais selvagens, sendo um paraíso para os amantes da Natureza. Por exemplo, os Macacos da Barbaria são os únicos animais selvagens que existem em toda a Europa e podem ser vistos no seu habitat natural e são a atracção principal para os turistas que visitam a ilha.

O nome Gibraltar tem origem na expressão árabe jabal al-Tariq que significa “Montanha de Tarique”. A montanha, um rochedo militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, protege o estreito que une África ao continente europeu. O nome Gibraltar tem por finalidade perpetuar os feitos do general árabe muçulmano Tariq ibn Ziyad que no ano de 711 d.C., ao tomar o reino visigótico na Península Ibérica acabou e pôs fim ao extermínio em massa de judeus naquela região. Gibraltar também é conhecida por “Gib” ou “The Rock” (o Rochedo).

 

A história dos macacos-de-Gibraltar

Visitar The Rock Apes é imperdível. Além de ser um ponto turístico, é um lugar agradável com uma vista deslumbrante. Mas a atracção são mesmo os Macacos de Berberia, que recebem os visitantes sem nenhuma cerimónia: agarram no cabelo, puxam as malas, entram nos automóveis, enfim… fazem uma festa com os turistas. São superamistosos, adoram tirar fotos e até se oferecem para posar. São animais diurnos, têm cerca de 75 centímetros de comprimento e pesam 13 quilos. Alimentam-se de fruta, folhas, raizes e insectos. Andam em grupos de dez e 30 indivíduos sempre dirigidos por uma fêmea e vivem cerca de 20 anos. Como parte do património de Gibraltar, a alimentação e a sobrevivência dos macacos era da responsabilidade da Royal Navy, mas em 1991 passou para o governo gibraltino.

A tradição popular diz que enquanto os macacos persistirem em Gibraltar, este continuará sob o domínio britânico, pelo que se chegou ao ponto de, durante a Segunda Guerra Mundial quando se temia uma possível invasão hispano-germânica, o próprio primeiro-ministro britânico Winston Churchill ordenar trazer várias dezenas de exemplares do norte de África para assegurar a sobrevivência da sua exígua população.

 

Aeroporto no meio da rua

O aeroporto de Gibraltar é o único no mundo cuja pista é cortada por uma avenida, pela qual passam diariamente pedestres e veículos. A Wiston Churchill Avenue é a rua que cruza o aeroporto. Imagine estar no seu carro, a caminho do trabalho, e parar no sinal vermelho… para um avião passar! Os moradores desse pequeno território britânico vivem esta situação todos os dias. O aeroporto é considerado perigoso, como são todos os que ficam dentro de cidades, e o aumento do tráfego aéreo tem criado engarrafamentos (cada avião leva cerca de dez minutos para pousar e descolar), mas já está em estudo um projecto para acabar com este cruzamento. Por um lado, é uma pena, Gibraltar vai perder um ponto turístico. Mas, por outro, a segurança e a praticidade de moradores e turistas vai aumentar.

 

Macacolândia

Os Macacos de Berberia são a única espécie de macacos que vive em liberdade nos territórios europeus. Não se sabe muito bem quem os trouxe ao Rochedo; uns dizem que foram os árabes e outros que foram os ingleses. No entanto, o certo é que são a maior e mais divertida imagem do Rochedo de Gibraltar.

 

Curiosidades

É o único local no continente europeu onde existem macacos em liberdade. O aeroporto de Gibraltar é o único aeroporto do mundo que é cortado por uma estrada. Foi onde Lady Diana e Carlos, Príncipe de Gales passaram a lua-de-mel.

< >

Guia do viajante

Onde ir

A ponta da Europa
Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim
Jardín Botánico
Gruta de San Miguel
Museu de Gibraltar
Castelo dos Mouros
Praça Casemates
Catedral de Santa Maria
Cemitério Trafalgar
100 Ton Gun

Onde comer

Joost Smoothie Bar
Smahiyana The Healthy House

Onde ficar

Hotel Ocallaghan Eliott
Rock Hotel Gibraltar
Bristol Hotel Gibraltar

Clima

Possui um clima temperado mediterrânico, com Invernos amenos e Verões quentes.

Documentos

Bilhete de identidade ou cartão do cidadão

Outras Informações

Moeda: Libra esterlina Idioma: Inglês Diferença horária: + 1 hora

Partilhar Artigo