página anterior
página seguinte

Em Izmir, há cerca de 3500 anos, nasceu Homero, o famoso poeta. Aqui, fica actualmente um dos mais famosos centros de férias turcos da actualidade, repleto de arte, cultura, comércio e indústria.

Izmir, considerada a “pérola do Egeu”, alberga, actualmente, cerca de três milhões de habitantes. Na Antiguidade, no Séc. III a. C., chamava-se Bayrakli. Depois do ano 1500 a. C., ficou sob influência hitita; no Séc. IV a. C., Alexandre Magno mandou construir Kadifekale, uma fortaleza que ainda hoje existe, e reconstruiu a cidade aos seus pés. Izmir, começou a ter importância sob o domínio do império romano, mais tarde do bizantino e, finalmente, do império otomano.

A cidade é, actualmente, a terceira mais populosa da Turquia e uma das mais famosas estâncias balneares da Anatólia. Não faltam motivos de interesse turístico nesta zona...

Cesme está entre os mais famosos lugares de férias da Turquia. O magnífico castelo desta cidade foi construído pelos Otomanos no Séc. XVI. O Caravanserai (grande edifício ou local onde se obtinha hospedagem gratuita das caravanas), do sultão Kanuni Süleyman, ao lado do castelo, mais tarde transformado num hotel, é também do mesmo século.

Ilica, perto de Cesme, é um grande centro termal: só na baía, encontram-se mais de 250 fontes de água quente, constituindo um fenómeno único no Mundo.

Foça, um importante centro comercial do mundo antigo, a norte de Izmir, é um outro apreciado local de repouso. Os habitantes, conhecidos pela sua mestria nas lides da navegação e marinhagem, fundaram várias colónias comerciais no Mediterrâneo.

Pérgamo, um dos condados de Izmir, é famoso não só na Turquia, mas no mundo inteiro. Asclepion, o maior e mais antigo hospital da História, encontra-se no leste deste distrito e é conhecido como um grande centro da cultura, arte e medicina do mundo antigo. Na entrada do hospital, construído em nome de Asclépio, deus da Saúde (latinizado como Esculápio), podem ver-se os relevos de serpentes, animal que depois veio a ser o símbolo da medicina. O ilustre médico Galeno exerceu a sua profissão neste hospital. Os monumentos arquitecturais mais importantes do distrito onde foi inventado pela primeira vez o pergaminho encontram-se na Acrópole. Aqui estão situados a biblioteca, famosa pelos mais de 200 mil manuscritos; os templos Athena e Trojan; o teatro mais vertical do Mundo e a base do altar de Zeus, classificado entre as maravilhas artísticas do Mundo.

Apesar de ser uma cidade muito frequentada por turistas no Verão, famosa pelas belas praias do mar Egeu, o turismo ainda não é a indústria determinante da economia da cidade. O comércio e a produção de seda, algodão, tecidos e tapetes são a sua principal fonte de rendimento. O porto de Izmir é um dos principais responsáveis pelo comércio de e para a Europa.

O que visitar em Izmir

Panorama da vista sobre a cidade

Em Kadifekale, no monte Pagos, foram descobertas muralhas construídas por ordem de Alexandre o Grande e um castelo do qual pode ver-se uma panorâmica realmente bonita do golfo de Izmir. Ainda na zona, poderá visitar o Agora, localizado no bairro de Namazgah, que foi reconstruído por Marco Aurélio após um incêndio. De autoria romana são também os aquedutos de Sirinyer e Yesildere, enquanto na arquitectura otomana os mais representativos são a Torre do Relógio, de 1901, e a cantina Kizlaragasi Han. As mesquitas não podiam faltar nesta cidade: a Mesquita de Hisar, com uma decoração muito bonita no interior, entre a qual se destaca o púlpito e o altar, a de Selpcioglu (construída no Séc. XX) e a de Sadirvan e Kemeralti, ambas do Séc. XVII.

Para passear, o mais conveniente é fazê-lo pelos bairros judeus de Asansor e Havra Sokak, o Alsancak repleto de casas antigas restauradas, o parque Kulturpark com formosos jardins, vários restaurantes e um zoológico, o Parque Olaf Palme, com umas estupendas instalações desportivas, e o Parque Adnan Saygun, nos quais pode assistir a numerosas representações dramáticas no teatro ao ar livre.

O Museu Arqueológico de Izmir reúne uma colecção excelente de antiguidades, destacando-se como peças-chaves, as estátuas de Poseidón e Demeter. Outros museus de interesse são o Etnográfico, com uma colecção estupenda de tapetes e trajes típicos (como curiosidade, não perca a sala onde expõem a couraça dos camelos), e o de Arte de Selcuk Yasar, uma colecção privada que acolhe o melhor da arte turca contemporânea.

Casa da Virgem Maria

No topo das montanhas, nas proximidades da cidade de Selçuk e das ruínas de Éfeso, encontra-se uma pequena casa, que se acredita ter sido a casa onde a Virgem Maria, mãe de Jesus, viveu com o apóstolo João após a morte do filho. A cerca de oito quilómetros da cidade, o local onde Maria terá vivido passou despercebido até 1881, quando um padre francês descobriu as ruínas da casa que hoje é visitada por turistas do mundo inteiro.

Os turistas aproveitam para conhecer a Casa da Virgem Maria, beber águas de fontes que acreditam ser milagrosas e fazer pedidos, promessas ou agradecimentos em papéis que preenchem uma parede externa do local. Os visitantes ainda costumam celebrar missas num pequeno recinto ao ar livre, no local.

Kusadasi

Esta cidade abrigou figuras históricas, como Marco António, a Virgem Maria, Cleópatra e o apóstolo João. Foi fundada pelos Jónicos no Séc. XXI a. C. e, posteriormente, dominada e ampliada pelos Romanos.

Mais tarde, foi rebaptizada de Éfeso (Ephesus, em turco), oferecendo aos visitantes já algum grau de sofisticação, como ruas de mármore, templos, pórticos, fontes e afrescos. Aqui também é possível visitar a Biblioteca de Celso, o Templo de Adriano, o Odeon, a Fonte de Trajano, o Templo de Artémis (uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo) e o Grande Teatro. Na cidade também é possível visitar as ruínas da Basílica de São João.

Bodrum Bodrum Bodrum Bodrum Bodrum Bodrum

Na baía de Bodrum, exactamente no local onde confluem os mares Egeu e Mediterrâneo, está Bodrum, a antiga Halicarnasso. Esta foi a

cidade natal de Heródoto, um dos maiores historiadores da Antiguidade (Séc. V a. C).

Uma das maiores atracções turísticas do país e ponto de encontro de poetas, artistas e grandes personalidades da Turquia, Bodrum tornou-se num dos maiores centros de comércio daquela zona. É incrível a variedade de produtos que podem ser encontrados nas pequenas lojas de ruas estreitas e paredes brancas.

Entre os encantos de um dos portos históricos mais importantes estão as águas turquesas das suas praias, onde aparecem esponjas coloridas de todas as formas e tamanhos.

A noite de Bodrum é uma das mais animadas da Turquia – as casas nocturnas ficam abertas até ao amanhecer e são frequentadas por turistas de todo o mundo, principalmente da Europa Ocidental.

Guia do Viajante izmir

ver mapa maior

onde dormir

Swissôtel Grand Efes Izmir
Gaziosmanpasa Bulvari, 1, Alsancak
Localizado no coração da cidade, com vista para o mar Egeu, este hotel possui quartos com televisões LCD, dispondo, ainda, de SPA com piscinas interior e exterior.

Park Hotel Izmir
1366 Sokak, 6, Basmane
Localizado entre as estações de Metro de Cankaya e Basmane, o Park Hotel Izmir oferece acomodações modernas, com televisão LCD com canais por satélite e Wi-Fi gratuito.

Mövenpick Hotel Izmir
Cumhuriyet Blvrd., 138, Pasaport-Alsancak

Anemon Cigli Hotel
Anadolu Cad. 8001/2 Sok. 2, Cigli

Anemon Fair Hotel
Uluslararasi Izmir Fuari Karsisi,1362 Sok., 57, Alsancak

Crowne Plaza Izmir
Inciralti Caddesi, 67, Balcova

Residence Comfort Izmir
Gaziler Caddesi., 206, Yenisehir/Basmane

Hotel Beyond
1376 Street, 5, Alsancak

Hilton Izmir
Gazi Osmanpasa Bulvari, 7, Izmir

Anemon Hotel Izmir
Murselpasa Bulvari, 40, Izmir

Kaya Prestige
1371 Sokak, 7, Cankaya, Izmir

Kaya Izmir Thermal & Convention
Ilica Mahallesi, Zeytin Sokak, 112, Balcova

onde comer

Gülgün Pide ve Lahmacun Salonu
1834 Orhan Şaik Gökyay Caddesi Sokak, Karşıyaka, Izmir

St. John Cafe Shop
Ugur Mumcu Sevgi Yolu, 4/C, Selcuk, Ephesus, Izmir

Bistrom Cafe Restaurant Bar
Cumhuriyet Bulvari, 123 P/A, Alsancak, Izmir

La Cigale
Cumhuriyet Bulvari, 152, Izmir

OhannesBurger
162 Sokak Kazım Dirik Mah. Babacan apt, Kucukpark Bornova, Izmir

Kosebasi Izmir
Izmir Cevreyolu, Balcova, Izmir

Cumba
Izmir-manisa Yolu, Izmir

Tike
Forum Bornova Alışveriş Merkezi, Izmir

Antepli Ramazan Usta
Süvari Cad, Izmir

Korfez Restaurant
InciraltI Mh., InciraltI Caddesi, Izmir

Mehmet’s Place
Cemal Gursel, Izmir

Karşıyaka Sardunaki Restaurant
Yalı Caddesi, 322/1, Van Der Zee Köşkü Bahçesi, Izmir

Home Store Cafe
Ataturk Ccaddesi Konak Pier Izmir, Izmir

Ristorente Pizzeria Venedik
1382 (gül) Sokak/Alsancak, Izmir

Cafe Reci’s
Cengiz Topel Caddesi, 4, Bostanli, Izmir

compras

Pode deslocar-se ao cais de Konak, onde existe um mercado pequeno ao longo do Kordon. O Fórum é um centro comercial grande, com todos os tipos de comércio e um supermercado em casas pavimentadas, em estilo mediterrânico, ao ar livre.

curiosidades

Idioma turco
Este é o oitavo idioma mais falado no Mundo e também uma das línguas oficiais do Chipre, idioma de facto na República Turca do Chipre do Norte, um dos idiomas oficiais da Bulgária, do distrito de Prizren no Kosovo e em vários lugares na Macedónia. O turco também é falado por minorias em outros 35 países, como, Roménia, Áustria, Grécia, Irão, Síria, Azerbaijão, e em comunidades de imigrantes na Europa e nas Américas. No Turcomenistão fala-se turcomano, uma variação do turco.

Em 1932, após a criação da República Turca, o idioma sofreu grandes alterações. Foi adoptado um novo alfabeto, baseado no latino, e substituiu palavras de origem estrangeira. Assim surgiu o turco moderno.

O padrão oficial da língua é o turco que se fala em Istambul, mas ainda existem 11 dialectos falados em diferentes regiões do país.

Em muitos restaurantes, lojas e outros pontos turísticos fala-se inglês, alemão, italiano, japonês, espanhol e outros idiomas.

Informações

Documentos:
Passaporte válido (validade mínima de seis meses). Pode obter-se o visto no aeroporto, na Turquia, apresentando o passaporte válido. O custo do visto na fronteira é de 15 euros, podendo permanecer-se na Turquia durante um período de até 90 dias.

Igualmente, pode obter o visto na Embaixada-Departamento Consular (Av. das Descobertas, 22, Lisboa), cujo horário de atendimento é das 09h00 às 12h00. Deve preencher e assinar um formulário de visto, entregar uma foto tipo passe recente e a cores, apresentar passaporte válido (mínimo de seis meses a contar da data prevista de partida para a Turquia) e pagar 60 euros de emolumentos (pagos no acto da entrega do pedido). Deverá contar com uma espera de até dois dias úteis para o processamento do pedido de visto. Os portugueses podem conduzir na Turquia com as suas cartas de condução nacionais. Para entrar na Turquia não é obrigatório qualquer tipo de vacina.

Moeda: Lira turca
(1 euro = 1,5948 TRL)

Idioma: Turco.

Diferença horária:
UTC/GMT + 2 horas

Clima

Na costa do mar Egeu, em Izmir, o Verões são quentes e os Invernos frios.

Texto: Luís Peniche (luis.peniche@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala e Flickr
edição 2 a próxima viagem