página anterior
página seguinte
Langkawi - No reino da Malásia
Langkawi, Malásia

A ilha de Langkawi é um verdadeiro retiro amoroso tropical, constituído por vários resorts, onde pode desfrutar de uma estadia com serviço de luxo e jantar à luz de velas, tendo como cenário o pôr-do-sol mais bonito da Malásia.

Langkawi é um lugar lindo e reza a lenda que já foi um santuário de corsários e piratas. O seu nome lírico e suave nasceu da combinação da palavra malaia para águia (helang) e da palavra
em sânscrito para mármore (kawi), dois recursos naturais abundantes na ilha, cujo símbolo é
uma águia.

Por aqui encontram-se florestas equatoriais, fazendas de crocodilos, ilhas desertas, templos, um teleférico e uma ponte extraordinária.
Langkawi é um arquipélago com 99 ilhas no norte da Malásia, quase na fronteira com a Tailândia, um verdadeiro paraíso com águas transparentes e areia branca.

As montanhas de calcário, as águas cristalinas verde-azuladas, as florestas e algumas das melhores regiões para observação de aves fazem da ilha um retiro perfeito. Em 2007, Langkawi foi considerada Geoparque Mundial pela UNESCO, um estatuto dado a regiões de herança geológica significativa, com um turismo sustentável.

A maior das ilhas é a Pulau Langkawi, que está rodeada pelo mar turquesa, sendo uma mistura de arrozais e colinas selvagens. A costa é bastante agradável, cheia de coqueiros e areia fina.

Langkawi é um lugar lindo e reza a lenda que já foi um santuário de corsários e piratas
Kilim Geoforest Park

Praias mais populares

Pantai Cenang, uma das praias mais concorridas, é linda, pitoresca e com, aparentemente, intermináveis caminhos de areia fina e branca. Tem vários restaurantes e bares com entretenimento à noite.

Pantai Tengah é uma praia cheia de hotéis e poucos bares, tornando-se menos movimentada à noite.

Burau Bay apresenta uns afloramentos rochosos e é o lugar preferido das aves migratórias em Langkawi.

Pantai Kok é uma praia tranquila, tendo como pano de fundo as colinas de calcário.

Datai Bay é uma combinação de florestas e de mar. É uma praia reservada aos hóspedes dos resorts The Datai e The Andaman. As margens são claras e bastante convidativas.

Payar

O que fazer

Mergulho
Para além das magníficas praias, o arquipélago é especialmente reconhecido pelas suas excelentes oportunidades de mergulho. Com apenas uma máscara, pode obter um vislumbre no incrível mundo submarino.

Embora seja possível fazer mergulho e snorkel na ilha de Pulau Langkawi, o sítio ideal são os recifes que se encontram à volta do Parque Marinho de Pulau. Um lugar fantástico!

As quatro ilhas do Parque Marinho de Payar estão rodeadas por recifes de corais e são ideais para nadar, fazer snorkeling e mergulho. As águas calmas e claras permitem que os visitantes apreciem a vida marinha encantadora.

Golfe
Nestas ilhas encontrará também campos de golfe exclusivos, alguns dos melhores da Ásia, com vistas excecionalmente lindas.

Passeios
Além de ficar deitado na praia o dia inteiro, há muitas opções de passeios disponíveis em Langwaki. Andar de barco pelas ilhas (Island Hoping) é uma opção interessante, sendo possível nadar com peixinhos nas águas claras, passar por cavernas habitadas por milhares de morcegos, por uma ilha com uma lagoa de água doce – a Pregnant Maiden Island – e um local para alimentar águias.

Pregnant Maiden Island
Atrações a não perder
Teleférico de Langkawi

Muitas praias de Langkawi estão classificadas entre as melhores do Mundo, enquanto as estradas para o interior, várias desertas, são muito fáceis de conduzir. Contudo, existem alguns pontos turísticos que merecem uma
visita obrigatória.

Teleférico
Langkawi tem um teleférico que leva os visitantes até o pico de Gunung Mat Chinchang, uma montanha espetacular, perto de Datai Bay. A montanha é parte da formação de Mat Chinchang, a constituição geológica mais antiga do país, que data 500 milhões de anos. Este é o teleférico mais alto e a ponte mais elevada da Malásia,
a Sky Bridge, com 700 metros de altura. A subida permite vistas incríveis sobre a ilha e
sobre o mar.

Sky Bridge
Chamam-lhe “Ponte do Céu” e é uma das mais espetaculares do Mundo, além de oferecer momentos de adrenalina a quem por lá passa. A ponte é suportada por apenas uma coluna de apoio de 95 metros e mantida em suspenso por oito cabos de balanceamento de carga. As curvas estendem-se por 136 metros de comprimento e dois de largura.

É uma verdadeira caminhada sobre as nuvens, já que fica a 700 metros do nível do mar. O acesso para a ponte também pode ser outra excelente experiência, com um teleférico com carrinhos de formas arredondadas que anda ainda mais alto. A subida e a descida parecem ser como tudo relativo à ponte, sendo a vista lá do alto simplesmente inesquecível.

Sky Bridge
Pasar Malam Telagah Tujuh Gunung Machinchang

Pasar Malam
Uma das tradições mais cultivadas da Malásia é o mercado diário, conhecido como Pasar Malam, que vai mudando de lugar e de vendedores todos os dias da semana.

Telagah Tujuh
Esta queda de água, situada a noroeste da ilha, aparece em inúmeras lendas sobre fadas que vinham para aqui brincar e tomar banho. Tem sete níveis naturais e piscinas, além de uma floresta exuberante.

Mahsuri’s Mausoleum (Malam Mahsuri)
Para uma dose de folclore local, visite o mausoléu Mahsuri. Diz a lenda que a fada com o mesmo nome foi acusada de adultério e executada. No entanto, quando um punhal foi fincado no seu peito, sangue branco foi derramado – a cor teria revelado a sua inocência. Ao morrer, Mahsuri teria rogado uma praga à ilha: ela não prosperaria nas próximas sete gerações. Dizem que Langkawi só prosperou como destino turístico depois de sete gerações (a descendente da sétima geração é uma menina muito parecida com ela). A tumba de Mahsuri está envolta em mármore branco, que simboliza a sua inocência.

Gunung Machinchang
Com uma formação rochosa de arenito de mais de 550 milhões de anos, o Gunung Machinchang é uma das mais antigas formações do sudeste asiático, repletas de cascatas, piscinas naturais e uma floresta tropical exuberante. Há várias formas de conhecer as montanhas: cavalgadas e passeios de póneis, caminhadas na selva e tours naturalistas para observar plantas e a orquídea mais pequena do Mundo.

Dataran Lang
Uma praça com uma enorme águia que representa o ícone da ilha.

Dataran Lang

Underwater World Langkawi
Não perca um dos maiores aquários de vida marinha do sudeste asiático, arrebatador de prémios (inclusive, o prémio de melhor obra humana da Malásia). Num túnel único de 15 metros, os habitantes dos aquários estão divididos em sessões como subantártico, temperado, floresta tropical e venenosos, onde estão mais de 5000 espécies de vida marinha.

Tasik Dayang Bunting (Lago da Ake of the Pregnant Maiden)
Este lago tem o formato de uma mulher deitada de costas. O seu nome vem da lenda de que a princesa celestial Mambang Sari abençoou as águas depois de enterrar o filho no lago, fazendo com que qualquer mulher sem filhos fosse fértil se bebesse essas águas ou se ali se banhasse. Diz também a lenda que o crocodilo branco mora no lago e que só os sortudos conseguem vê-lo!

Mercado de peixe matutino em Kuah
Acorde cedo para ver os peixes chegar e serem escolhidos – as traineiras de madeira colorida trazem muitas espécies. Embrenhe-se no mercado depois das negociações feitas e experimente a panqueca local, os recheios e o chá com leite.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Langkawi

onde dormir

Sheraton Langkawi Resort,
Pantai Kok

The Westin Langkawi,
Kuah

Bella Vista Resort & Spa Langkawi,
Kuah

Langkawi Lagoon Resort,
Padang Matsirat

Holiday Villa Resort,
Pantai Tengah

Meritus Pelangi Beach Resort,
Pantai Cenang

Rebak Island Resort,
Rebak Island

Mutiara Burau Bay,
Pantai Kok

One Hotel Helang,
Padang Matsirat

onde comer

BNZ Sempoy’y Nasi Campur
Padang Matsirat

La Sal Dinner
Pantai Cenang

Boom Boom Corner View Restaurant
Pantai Tengah

Ikan-Ikan
Tanjung Rhu

Nam Restaurant
Pantai Cenang

Red Tomato Splash Beach Café
Pantai Cenang

Restoran Kak Yah Kondo
Kuah

The Loaf
Pantai Kok

Tomato Nasi Kandar
Pantai Cenang

Water Garden Hawker Centre
Kuah

gastronomia

A comida típica da Malásia é rica e bem temperada, com uma enorme variedade de molhos preparados com amendoim, pimenta e coco, pratos baseados em arroz feito no vapor e muito frango. Salsa, pepino, soja e feijão frito acompanham as principais refeições. Os pratos mais comuns são o nasi lemak e o mee goreng. Há, também, a culinária nyonya, que é uma combinação entre a culinária chinesa e a malaia. São, geralmente, pratos picantes e um dos mais populares é o curry laksa – uma bem temperada sopa de macarrão e polpa de coco.

compras

O artesanato local, como entalhes na madeira, batik (estamparia) e pipas estão vivos em Langkawi. Como a ilha é muito grande e há muitos atrações naturais, o melhor é fazer as suas compras no Langkawi Craft Center.

informações

Moeda
Ringgit malaio.

Idioma
Malaio e inglês.

Documentos
Não é exigido visto para períodos inferiores a 30 dias. Os cidadãos portugueses que pretendam deslocar-se à Malásia devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de seis meses.

Fuso horário
+ 8 horas

clima

Langkawi é muito quente, tropical e húmido, com temperaturas variando entre os 25 e os 35° C. Não apresenta padrões específicos de estações climatéricas, de modo que é possível visitar o arquipélago durante todo o ano.

gorjetas

Nos hotéis e restaurantes está incluído dez por cento de serviço sobre o total da fatura.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr
edição 12 a próxima viagem