página anterior
página seguinte
Nha Trang - Na paz dos coqueiros

Nesta cidade do Vietname, está situada uma das praias mais bonitas do Mundo, pontilhada por ilhas e montes, banhada pelo mar quente da China meridional, que apela ao relaxe total.

Nha Trang Hon Ter

Capital da província de Khanh Hoa, pode ser considerada como a Phuket do Vietname. Localizada na costa centro-sul, é a praia mais famosa do país, conhecida pelos seus resorts, spas e festas. Os seis quilómetros de praia com águas cristalinas transformam-na num ótimo local para apreciadores de mergulho e snorkeling.Uma longa fila de coqueiros acompanha os sete quilómetros da límpida praia de Nha Trang.

Com um ambiente tranquilo, é também favorecida pelo ótimo clima. Não é de estranhar que o local ocupe um lugar de destaque entre as rotas turísticas internacionais.
O litoral de Nha Trang é pontilhado por diversas ilhas, como Hon Ter, o que aumenta a oferta de praias. Como se não bastasse, tem uma costa privilegiada, uma vez que a cidade vietnamita de Nha Trang tem ainda outra característica que a deixa ainda mais atrativa: é cercada por imponentes silhuetas de montes e montanhas que se destacam a cada pôr-do-sol. As elevações concentram-se mais a Oeste, mas é no Norte que fica um dos montes mais importantes, o Chong.

A cidade, que pertencia ao Vietname do Sul e que outrora foi um ponto estratégico dos EUA durante a guerra, atualmente, é um polo turístico que atrai pessoas do mundo inteiro.
De referir que aqui já se organizaram diversos concursos de beleza, entre eles, o Miss Universo 2008, e também foi palco do primeiro concerto de sucesso da, até então desconhecida, Lady Gaga.

Nha Trang é hoje considerado um dos centros turísticos mais importantes do Vietname, graças às suas belas praias de areia fina e limpas. A água do mar é clara, com temperaturas amenas durante todo o ano. Há diversas estâncias turísticas – como Vinpearl, Diamond Bay e Ana Mandara – e parques aquáticos, tanto na cidade como nas ilhas ao largo da costa. A avenida mais bonita de Nha Trang é a Tran Phu, que está à beira
do mar, por vezes referida como a “rodovia da costa do Pacífico do Vietname”.

Nha Trang

Os seis quilómetros de praia com águas cristalinas transformam-na num ótimo local para apreciadores de mergulho e snorkeling
praia em Nha Trang

O que fazer

Baía de Nha Trang

Explorar a baía de Nha Trang. A região da baía de Nha Trang estende-se por uma superfície de 507 quilómetros quadrados e é dotada por 19 belas ilhas. Apanhar um barco e explorá-las individualmente é uma das atividades que se pode fazer para quem está de férias nesta região. Com uma ampla variedade de corais, alberga alguns dos pontos de mergulho mais famosos
do Vietname.

Passear pela orla costeira, aproveitando a sombra dos coqueiros que “florescem” nas margens da avenida marginal Tran Phu Street, mergulhar nas águas cálidas do mar ou relaxar numa espreguiçadeira à beira mar, apreciando a agitação diária das vendedoras de praia que vendem tudo, até lagosta cozida ou grelhada.

Conhecer o mercado central onde se vende tudo o que é possível imaginar:
roupa, especiarias, bugigangas, lembranças, comida, etc. Tudo aqui deve ser discutido. Nos arredores do mercado há restaurantes onde é possível provar a comida local como ela realmente é.

Onde ir
Vinpearl
Vinpearl

É um complexo turístico formado por hotéis de cinco estrelas, restaurantes, piscinas, um aquário e um parque de atrações aquático. Para chegar até lá terá que ir de teleférico.

Po Nagar
Po Nagar

No alto das colinas de Nha Trang e a 50 metros acima do mar encontra-se o Po Nagar, um templo do reino Cham. Dedicado à deusa da Terra, Yan Po Nagar, o templo é formado por rochas esculpidas com desenhos (de anjos, por exemplo) e registos de decisões dos governantes (como os da restauração do templo, em 781, e da construção de uma estátua de deusa em ouro, em 918).

Long Son Pagoda
Long Son Pagoda

Também conhecido como Buda Branco, é um templo budista e o pagode mais famoso da província de Khanh Hoa.
Aqui encontra-se uma estátua do buda sentado sobre uma flor-de-lótus, que está localizada no topo do morro (para chegar até lá terá que subir 193 degraus). A base da estátua tem cerca de sete metros e uma altura de 21 metros. Neste local é possível usufruir de uma das melhores vistas sobre a cidade.

Huong Tram
Huong Tram

É uma torre que fica no centro da cidade e um ícone de Nha Trang.

Nha Trang Catedral
Nha Trang Catedral

Foi construída pelos franceses no ano de 1933 e está situada numa pequena colina de apenas dez metros de altura. Como curiosidade, refira-se que os vietnamitas acham esta catedral “a catedral da montanha” devido à sua localização.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Nha Trang

onde dormir

Mia Resort Nha Trang

Six Senses Ninh Van Bay

An Lam Ninh Van Bay Villas

Novotel Nha Trang

Sunrise Nha Trang Beach Hotel & Spa

Ha Van Hotel

Evason Ana Mandara Nha Trang

Sheraton Nha Trang Hotel and Spa

Hoang Hai (Golden Sea) Hotel

Tide Hotel

Vinpearl Luxury Nha Trang

Perfume Grass Inn

Green Peace Hotel

Some Days of Silence Resort & Spa

onde comer

Como Nha Trang é o maior centro produtor de peixes e mariscos do Vietname, vale a pena ir aos inúmeros restaurantes do centro da cidade, que mantêm os animais ainda vivos até o cliente fazer o pedido. Mais frescos seria impossível.

Nha Hang Yen’s Restaurant

Ganesh Indian Restaurant

Shack Vietnam

Lanterns Vietnamese Restaurant

Cuppa Coffee

Refuge

Same Same But Different Cafe

Da Fernando

La Casserole

Texas BarBQ & Steaks Restaurant

Good Morning Vietnam

The Watering Hole

Lac Canh Restaurant

Oh! Sushi Bar

The Sailing Club

aviso

Tendo em conta a ocorrência de roubos a estrangeiros, sobretudo por esticão, considera-se adequado evitar andar com o passaporte, sugerindo-se que circule apenas com uma fotocópia do mesmo para efeitos de identificação. Nos transportes públicos, tuk tuks e táxis de mota, deve ter-se cuidado com os bens pessoais – sugere-se a utilização dos cofres dos hotéis para deixar os objetos de valor.

base da alimentação

Entre os pratos típicos da gastronomia vietnamita são vários em que os ingredientes básicos são a carne, as especiarias, os molhos e o peixe.

bebidas tradicionais

Cervejas como 333 (Ba Ba Ba) e Bivina. A bia hoi é uma bebida típica que é servida quente, do barril, e, em seguida, derramada sobre gelo. Os mais fortes e caros bia hoi vêm numa mistura clara ou escura e são servidos a partir de barris pressurizados. O vinho local mais comum é o álcool de arroz. Aconselha-se a não usar gelo, pois pode estar contaminado

informações

Moeda
Dong. Também se usa o dólar americano.

Idioma
A língua oficial é o vietnamita, mas há muitas pessoas que falam inglês e francês.

Documentos
Os cidadãos portugueses que pretendam deslocar-se ao Vietname devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de, pelo menos, seis meses. É necessário visto de entrada, que pode ser pedida na embaixada de Paris (em Portugal não existe representação diplomática) e demora, geralmente, duas a três semanas a ser obtido. Também não existe representação diplomática portuguesa no Vietname, sendo os assuntos deste país acompanhados pela embaixada de Portugal em Banguecoque.

Fuso horário
+ 7 horas do que em Portugal Continental.

clima

Ameno e tropical. A temperatura raramente cai abaixo dos 20° C no verão e não excede os 32° C. A temperatura média é de 2 ° C, o sol brilha o ano todo e a estação chuvosa começa em novembro.

rede sanitária

Fora dos grandes centros urbanos não é satisfatória. A ocorrência de casos de pessoas infectadas com gripe aviária não se afigura, até ao momento, alarmante. Recomendam-se cuidados gerais, como evitar o contacto com as aves ou a ingestão de carne mal cozinhada das mesmas.

seguros

É recomendável a subscrição de um bom seguro de saúde.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr
edição 12 a próxima viagem