página anterior
página seguinte
Montevideo - Onde as pessoas se amam sem dizer...
Rambla de Montevideo

Capital do Uruguai, Montevideo é sossegada e tranquila, tanto que está entre as 30 cidades mais seguras do Mundo, com uma incrível qualidade de vida.

O escritor Eduardo Galeano, uma das referências literárias locais, define Montevideo como a cidade em que “as pessoas se amam sem dizer e se abraçam sem se tocar”.

Limpa e arborizada, com muito verde nas ruas e banhada pelo rio De la Plata, Montevideo, é composta por avenidas largas e prédios baixos, o que lhe confere um clima dos anos 50, época dourada na qual era uma das cidades mais prósperas da América Latina. Para dar uma volta no tempo, basta passear pelas Ramblas, avenidas que ficam à beira do rio, e admirar os apartamentos antigos e espaçosos, ou dar uma volta pela Cidade Velha, que, como o nome indica, é a parte mais antiga. Localizado perto do porto, o bairro mantém a arquitetura original, apesar de muitos prédios não estarem devidamente conservados.

Se quiser conhecer melhor esta cidade, aproveite para caminhar, uma vez que Montevideo é plana e, por isso, ideal para ser percorrida
a pé. Além disso, é muito segura, as ruas são extremamente limpas e os motoristas respeitam as faixas dos peões. Mesmo à noite, não há problemas em andar pelo centro ou pelos bairros menos movimentados.

Montevideo

panorama Plaza de Armas

Plaza de Armas
Onde ir

Conheça o centro antigo, chamado de Ciudad Vieja, umas das principais atrações da cidade. Construções da época colonial, livrarias e bons museus estão aqui localizados. A Puerta de la Ciudadela demarca o início do centro histórico e é um dos poucos resquícios remanescentes do período em que a cidade era cercada por uma muralha. Se gosta de café, faça uma paragem no centenário Café Brasileiro, o mais antigo da cidade e considerado a segunda casa do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano.

Mercado del Puerto
Ideal para degustar uma saborosa parrillada.

Teatro Solís
De 1856, refinado palco da cultura no país, a visita guiada dura cerca de uma hora.

Teatro Solis

Museu Torres García
É um dos mais interessantes da cidade, em homenagem ao principal artista plástico uruguaio Joaquín Torres García, que tem entre as suas criações o mapa invertido da América do Sul.

À noite, vá até Baar Fun Fun, onde poderá assistir a shows de tango e candombe.

Faça um passeio pelas Ramblas, avenidas que margeiam o rio De la Plata.

Plaza Independencia
Situada no final da Avenida 18 de Julio,
é a artéria mais importante da cidade e o trajeto é pontuado por praças acolhedoras, lojas, restaurantes e hotéis.

Ao desembocar na praça, encontra um monumento em homenagem ao general Artigas, responsável pelo movimento de independência do país. Dali é possível avistar o Palácio Salvo, que já foi sede do Governo e ainda é um dos prédios mais emblemáticos de Montevideo.

O peatonal Sarandí é um passeio onde estão livrarias, loja e cafés. Um bom lugar para se perder entre tragos de mate, colheradas de doce de leite ou taças de vinho.

Plaza Independencia

À noite, vá até Baar Fun Fun, onde poderá assistir a shows de tango e candombe.

Faça um passeio pelas Ramblas, avenidas que margeiam o
rio De la Plata.

praia de Pocitos

Praias de areia fina

A cidade conta com numerosas praias de areia fina e branca e de águas calmas, únicas em extensão que fazem as delícias dos turistas. São elas:

Praia Pocitos
Tem uma superfície plana e areia branca, ideal para compartilhar em família. Localiza-se a apenas dez minutos do Centro de Montevideo.

Praia Buceo
Conta com um serviço de quiosques e salva-vidas. A poucos metros está o Museu Oceanográfico de Montevideo.

Praia Malvin
É uma grande baía de águas calmas, de onde se pode
desfrutar de uma vista panorâmica da costa montevideana.

Estádio Centenário

Passeios obrigatórios

Estádio Centenário
Declarado pela FIFA como o maior monumento histórico do futebol mundial, foi o primeiro estádio do Mundo criado especialmente para o espetáculo de futebol e cenário do Primeiro Campeonato Mundial de Futebol.

Feiras
Aqui vende-se, compra-se e troca-se todo o tipo de objetos e serviços; ao longo das ruas montevideanas formam-se labirintos de postos e concorrentes. Também é possível ver artistas ambulantes com variado tipo de propostas.

Parque Rodó
Um dos parques mais populares e visitados da cidade, privilegiado pela sua localização central, entre a praia Ramírez e o Clube de Golfe. Aqui, pode apreciar o monumento a José Enrique Rodó e a obra Nuevos Rumbos, que são grandes exemplos do trabalho do mais famoso escultor uruguaio, José Belloni.

Parque Zoológico
É um parque de conservação de animais e preservação de espécies autóctones de mais de 50 hectares. Está situado a 20 minutos do centro de Montevideo e é um dos locais de maior atração turística da cidade.

Parque Rodó
Guia do Viajante

ver mapa maior

Montevideo

onde dormir

My Suites

Hotel Palácio

Hotel Iberia

InterCity Premium Hotel Montevideo

Don Boutique Hotel

Regency Rambla Design Apart Hotel

AXSUR Design Hotel

Posada al Sur

Sur Hotel

After Hotel Montevideo

Hotel Orpheo Express

Armon Suites Hotel

onde comer

A gastronomia do Uruguai é rica em sabores. Assim sendo, a grande especialidade é a típica parrilla (churrasco feito sobre lenha, e não carvão, que lhe dá um sabor inexplicável), assim como as morcillas e as pamplonas (rolos de frango ou de carne de porco recheados) as batatas e batatas-doces al plomo (assadas envoltas em papel alumínio). Além disso, não deixe de provar o típico molho de chimichurri (feito à base de salsa, alho, cebola, tomilho, orégãos, pimentão, vinagre e azeite de oliva). Entre as sobremesas, o doce de leite é o ingrediente central por excelência e para combinar com tudo isso, não deixe de provar algumas bebidas típicas, como os vinhos derivados da uva tannat, característica do Uruguai, e as cervejas uruguaias Pilsen, Patricia e Norteña.

Mercado del Puerto

Tandory

Bouza Bodega Boutique

Corchos Bistro y Boutique de Vinos

Restaurant Francis

Estrecho

Mess Bar

La Perdiz

La Pulperia

La Cocina de Pedro

Dueto

One Love

La Otra

tours

Guia Turístico Associação de Montevideo
Passeio de turismo responsável. Circuitos histórico-culturais, atrações naturais, compras, entre outros.

Eco Bus História
Passeio por bairros de Montevideo em autocarros antigos.
Sábados das 13 às 17 horas, na Praça Matriz, em frente à igreja, Cidade Velha; de 17.30 às 21 horas, Praça Entrevero, 18 de Julio e Rio Negro. Domingo e feriados, das 16 às 21 horas, na Praça Entrevero, 18 de Julio e Rio Negro.

Transhotel
Oferece uma variedade de passeios pela cidade. City Tour com Cerro, City Tour Histórico Cultural, Os Caminhos do Vinho, Tour Noturno, Art Tour. Tours Privados com Guia.

Serviço de turismo
Passeios organizados pela Câmara de Montevideo.

informações

Moeda
Peso uruguaio. Há notas de 20, 50, 100, 200, 500, 1000, 2000 pesos e moedas de um, dois, cinco, dez e 50 pesos. As transações podem ser feitas em bancos e câmbios.

Idioma
Espanhol.

Documentos
Os cidadãos portugueses com passaporte válido podem entrar no Uruguai para permanência até 90 dias ou em viagem de trânsito, sem necessidade de visto (é recomendável que o passaporte tenha, no momento da entrada no país, uma validade de, pelo menos, seis meses).

Fuso horário
- 2 horas

clima

É o único país sul-americano que se encontra integralmente na zona temperada. A ausência de sistemas orográficos importantes contribui para que as variações espaciais de temperatura, precipitações e outros parâmetros sejam pequenos. A temperatura média anual do país gira à volta dos 17º C.

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Wiki Commons e Flickr
Agradecimentos: http://www.montevideo.gub.uy; www.uruguaynatural.tv
edição 11 a próxima viagem