página anterior
página seguinte

República Dominicana

Santo Domingo
ver destino »

arte dominicana Aeroporto República Dominicana

Playa Bávaro é uma das praias mais conhecidas em todo o mundo e apesar de ser a preferida pelos turistas, ainda preserva a sua beleza original, oferecendo tudo que se pode esperar de um destino de férias onde não falta o mar e a areia das Caraíbas.

É um dos maiores destinos turísticos da República Dominicana, com mais de 50 quilómetros de praias de areias brancas, águas quentes e cristalinas, exuberantes coqueiros e alguns dos melhores campos de golfe a nível internacional. As praias foram classificadas por muitos dos seus visitantes como das melhores do Mundo. Em Punta Cana encontrará, decerto, o resort ou hotel perfeitos para as suas férias, sejam em família, com amigos, para passar uma lua-de-mel inesquecível, praticar golfe, descansar ou, simplesmente, em viagens corporativas ou de trabalho... Aqui encontrará de tudo um pouco.

Todas as infra-estruturas hoteleiras, assim como o aeroporto internacional de Punta Cana, estrategicamante edificado, as imensas opções de excursões e actividades estão unidas, de forma a tornar Punta Cana no destino ideal para descansar, apanhar sol, banhar-se nas águas mornas das Caraíbas e divertir-se ao ritmo do merengue.

Nesta zona também se desenvolveu vertiginosamente o turismo imobiliário, com grandes projectos residenciais e de luxo, muitos deles com campos de golfe muito perto.

Campo de Golfe

Playa Bávaro

Uma das praias mais conhecidas de Punta Cana, está localizada no extremo oriental do país, a 215 quilómetros de Santo Domingo. É considerada uma das mais belas zonas da República Dominicana, pelas suas praias de areia branca e fina com águas cristalinas, protegidas por um recife de coral.

Por curiosidade, fique a saber que a história de Punta Cana começou em 1969 quando Frank Rainieri, fascinado com a beleza da ilha, convidou Theodore Kheel a conhecer o local e a investir ali, e ambos compraram terras e fundaram o Grupo Punta Cana. O local é famoso pelos belíssimos resorts, o lugar perfeito para disfrutar das suas praias que são muito tranquilas, ideais para quem procura descansar num verdadeiro paraíso.

Barcos dos nativos dominicanos O descanso à sombra das palmeiras O mar azul-turquesa e cristalino das Caraíbas Ilha dos golfinhos Praia de Punta Cana Manati Parque Artesanato típico dominicano
xpto

O destino preferido pelos famosos

É certo que, nos últimos dez anos, a costa de Punta Cana e Playa Bávaro cresceu imenso devido à construção de enormes resorts e unidades turísticas, considerados como os melhores das Caraíbas. Porém, quem marca férias para Punta Cana ou para Playa Bávaro deve saber que são destinos perfeitos para descansar e desfrutar das praias paradisíacas, pois, nas regiões mais próximas, vive apenas gente muito humilde e não existe nenhuma atracção cultural relevante. Contudo, na cidade de Higuey, situada a cerca de 50 quilómetros da Costa do Coco, está situada a Igreja de Nossa Senhora de Altagracia, santa padroeira do povo dominicano e um grande centro de peregrinação para a população, que, geralmente, é alvo de curiosidade por parte dos turistas.

Por outro lado, esta zona também sofreu um grande desenvolvimento graças aos famosos que costumam passar aqui as suas férias. Por exemplo, o cantor Julio Iglesias e o estilista dominicano Oscar de la Renta investiram muito nesta região e são co-proprietários de uma grande parte de Punta Cana e do seu aeroporto. Oscar de la Renta, apesar de viajar frequentemente para Europa e Estados Unidos da América, passa grandes temporadas na sua mansão, que construiu em Los Corales.

Punta Cana é a jóia da costa leste da República Dominicana, com praias que estão entre as mais belas do país e até mesmo das Caraíbas, cuja paisagem é genuinamente tropical

Em Punta Cana encontram-se alguns dos resorts mais luxuosos do mundo, como Cap Cana

Para quem gosta de Ecoturismo, visitar o Parque Ecológico
Ojos Indígenas é obrigatório

Onde ir

Casa-Museu de Ponce de León: De arquitectura medieval, é um pequeno palacete, construído por Juan Ponce de León, na região de San Rafael de Yuma, há cerca de 500 anos. Viveu aqui com a mulher, Leonor, e os quatro filhos, tendo desenvolvido um negócio próspero de exportação de madeiras. Mais tarde, foi para Porto Rico, onde chegou a ser governador.

Higuey: É a capital da província e onde se encontra a basílica em honra de Nossa Senhora de Altagracia, protectora do povo dominicano.

Manatí Park: Parque recreativo onde são realizados espectáculos de exibição de aves, reptéis tropicais, papagaios e cavalos.

Parque Ecológico Ojos Indígenas: Conta com mais de 500 espécies de plantas exóticas.

Guia do Viajante

ver mapa maior

Rep. Dominicana

onde ficar

Grand Bahia Príncipe Ambar
Playa Bavaro

Grand Bahia Príncipe Esmeralda
Playa Bavaro

Grand Bahia Príncipe
Bavaro Resort

Playa Bavaro

Hotel Tropical Princess Beach Resort & Spa
Playa Bavaro

Hotel Bávaro Princess All Suites Resort, Spa & Casino
Playa Bavaro

Hotel Barceló Dominican Beach
Playa Bavaro

Hotel Barceló Bávaro Palace Deluxe
Playa Bavaro

Hotel Barceló Bávaro Family Deluxe
Playa Bávaro

Hotel Barceló Bávaro Palace
Playa Bavaro

Hotel Dreams Punta Cana
Punta Cana

MeliãCaribe Tropical
Punta Cana

Paradisus Punta Cana Resort
Punta Cana

Hotel Barceló Punta Cana
Punta Cana

onde comer

Além dos excelentes hotéis com as suas amplas piscinas e facilidades de restaurantes e bares, em toda a zona de Punta Cana encontrará também muitas opções para provar e deliciar-se com a gastronomia local.

Mitre Cap Cana 
Tel.: 809-469-7010

Soles Beach Bar,  Los Corales
Tel.: 809-729-4371

Captain Cook, El Cortecito
Tel.: 809-552-0645

Huracán Café, El Cortecito
Tel.: 809-552-1046

El Pulpo Cojo, El Cortecito
Tel.: 809-552-0909

Playa Blanca, Punta Cana Resort & Club
Tel.: 809-959-2262

Mesón Español Rocío, Plaza Las Brisas
Tel.: 809-552-1470

O Sole Mio (Ninos), Verón
Tel.: 809-455-1143

Ándale Guey, Plaza 3 Center
Tel.: 809-552-1418

Capuccino Mare, Carretera Friusa
Tel.: 809-468-4646

Galicia, Cruce Riu-Macao
Tel.: 809-696-6521

tours imperdíveis

Rodeada pelas mais belas praias das Caraíbas, a República Dominicana destaca-se pelas suas atracções: mergulhar com golfinhos, nadar ao lado de raias e tubarões ou aventurar-se num passeio a cavalo pela floresta...

Ilha Saona
É um dos passeios obrigatórios, porque é um local paradisíaco e quase idílico pelas suas paisagens e transparência das suas águas. Vai até Baiahybe de autocarro, que fica a a 1h 30m de Punta Cana, onde embarca num catamarã para uma ilha com um mar ainda mais bonito do que o de Punta Cana, onde pode fazer snorkel num aquário natural.

Isla Catalina
Catalogada como Monumento Natural da província de La Romana, a Isla Catalina é famosa pela vasta diversidade de espécies de aves e peixes.

Parques aquáticos
Dolphin Island é uma plataforma flutuante em alto mar, que permite nadar e interagir com os golfinhos.

O Marinarium permite descobrir as maravilhas dos corais e a vida marinha, mergulhando nas proximidades da praia Cabeza de Toro.

O Manatí Park, um zoológico que oferece shows com leões marinhos e golfinhos, pássaros, papagaios, cobras e muitos outros animais.

Reserva Ecológica de Punta Cana
Pode fazer uma vista guiada por uma verdadeira selva, com a possibilidade de se refrescar numa nascente de águas frescas.

informação

Documentos: Passaporte (validade mínima de seis meses).

Moeda: Peso dominicano.

Idioma: Espanhol

Taxas de aeroporto: Ao efectuar a reserva, deverá pagar as taxas de aeroporto.

Taxas locais: À entrada deverá pagar uma taxa de dez dólares e à saída do país, 20 dólares (sujeito a possíveis alterações).

Voltagem eléctrica: A corrente é de 110-115 volts, sendo por isso necessário um transformador.

Diferença horária: - 5 horas.

Gorjetas: Não estão incluídas nas contas dos bares e restaurantes. Calcule entre dez e 15 por cento do valor total da compra.

Segurança: Apesar da República Dominicana ser um dos países mais seguros do continente, não é demais tomar algumas medidas de precaução, que decerto tomaria para ir a qualquer das grandes cidades do Mundo.

  • Utilize sempre o cofre de segurança do hotel para guardar o seu passaporte, dinheiro e outros artigos de valor.
  • Para andar pelas cidades, é recomendável levar uma fotocópia do passaporte.
  • Ande sempre só com o estritamente necessário e, em relação ao dinheiro, utilize o cartão

 

Texto: Virgínia Esteves (virginia.esteves@impala.pt) | Fotos: Arquivo Impala, Flickr e Sol Meliá
edição 1 a próxima viagem