Maior Mostra gastronómica de peixe do rio no Alandroal

Maior Mostra gastronómica de peixe do rio no Alandroal

Maior Mostra gastronómica de peixe do rio no Alandroal

Artigo de Redação

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, promovida pelo Município do Alandroal, decorre entre 9 e 18 de março, em 15 restaurantes de todo o concelho. Mergulhar na gastronomia do peixe do rio e conhecer outros atrativos desta vila do distrito de Évora são os principais objetivos da mostra.

Para a edição deste ano, o município aposta na colaboração com o Chef José Júlio Vintém (Tombalobos, Na Boca do Lobo, São Lourenço do Barrocal) para que os seus contributos e o saber e o sentir da gastronomia alentejana de nível mundial que tão bem representa possam trazer novos aromas e sabores à carpa, barbo, sável, lúcio-perca, enguia ou à lampreia que serão servidos.

Na Praça da República será instalado um Centro de Acolhimento ao visitante com informação sobre todos os restaurantes, cafés e alojamentos associados à mostra. No mesmo espaço decorrerá uma feira de produtos locais nos dois fins de semana do evento.

Outra das novidades da presente edição será a «Rota do Petisco», um roteiro pelas tascas e cafés do concelho a realizar no dia 10.

Observações astronómicas, visitas a lagares, padarias e produções locais de figo da índia, caracol e ervas aromáticas, um workshop de fabrico de pão e demonstrações de pesca no rio são algumas das atividades complementares propostas ao longo da mostra. Um passeio pedestre, uma maratona BTT e um concurso de pesca fecham a oferta de atividades.

«Descubra os sabores e saberes milenares associados à gastronomia do peixe do rio e tente encontrar, em cada um dos 15 restaurantes aderentes dispersos por todo o concelho, o toque único de inovação do Chef José Júlio Vintém, convidado da mostra», é o desafio de João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, na brochura oficial da iniciativa.

«Observe as estrelas na reserva Dark Sky de Alqueva e visite lagares de azeite e campos de ervas aromáticas. Aprenda a fazer pão alentejano e veja como se pesca no Guadiana. Deixe que o ar puro lhe invada os pulmões e lhe desperte os sentidos. Venha caminhar, passear de bicicleta ou a cavalo, pescar ou, simplesmente, não fazer nada. Durma um sono reparador num dos nossos alojamentos. Porque aqui, ouve-se o silêncio e isso é uma experiência única. O Alandroal é uma história que nunca acaba. Esperamos por si», conclui o autarca.

A IX edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio encerrará com a tradicional «Caldeta para Todos» no salão dos Bombeiros Voluntários do Alandroal.

Compartilhe o artigo

Top