A escapadinha ideal até… Viseu!

A escapadinha ideal até… Viseu!

A escapadinha ideal até… Viseu!

Artigo de Redação

Onde ficar?

Pousada de Viseu

Com vista para para centro histórico da cidade, a Pousada de Viseu é o local perfeito para quem quer descansar sem se isolar completamente do mundo. Com todos os luxos incluídos, conheça Viseu sabendo que ao final da tarde tem à sua espera uma relaxante massagem no spa ou um cokctail depois de um mergulho na piscina exterior. Por 85 euros por noite com pequeno almoço incluído deixe todo o stress nesta escapadinha a Viseu.

Hotel Palacio dos Melos

Está mesmo a precisar de uma pausa desta realidade? Por 55 euros por noite com pequeno almoço incluído, deixe-se levar pela magia de outros tempos no remodelado Hotel Palácio dos Melos. Localizado a 100 metros do Museu Grão Vasco, em Viseu, faça uma pausa do quotidiano e viva uns dias, literalmente, como um rei. Entre glamour, conforto, luxo e um copo no terraço do hotel com vista panorâmica sobre a cidade, não perca mais um segundo e marco já uns dias neste hotel.

HI Hostel Viseu 

Pousada de Juventude – A partir de 14 euros por noite com pequeno almoço incluído qual é que é a sua desculpa para não fazer uma escapadinha? Situado no centro da cidade de Viseu, este moderno hostel é a solução perfeita para mudar de ares sem sacrifícios. Com uma cozinha totalmente equipada, uma espaçosa sala de convívio, lavandaria e um terraço com uma vista para o jardim, não pense duas vezes e faça já as malas.

Onde comer?

Muralha da Sé

Em Portugal não é possível conhecer-se uma região sem experimentar os seus sabores. Situado no centro da cidade, o restaurante Muralha da Sé é o local perfeito para (re)descobrir o paraíso da cozinha da Beira Alta. Num ambiente com muito charme, aconselhamos que aposte nas fantásticas entradas e que depois divida o prato principal, caso esteja acompanhado. Entre as Vieiras salteadas com camarão e o Folhado de vitela com migas, aproveite o bom tempo para ficar na fantástica esplanada com vista para a Sé de Viseu e para o centro histórico. Preço médio 35 euros por pessoa.

Maria Xica

Em pleno coração do centro histórico de Viseu fica o sofisticado restaurante de petiscos Maria Xica. Num ambiente acolhedor e criativo, este restaurante junta o melhor dos sabores típicos da região com os ingredientes de uma cozinha de vanguarda. Por cerca de 25 euros por pessoa não deixe de experimentar o famoso pica-pau de novilho, as pataniscas de bacalhau, a aclamada tábua da Xica ou a açorda de marisco.

Porta da Sé

Sob o lema “batata congelada não entra nesta morada”, encontrará no centro de Viseu a deliciosa hamburgueria artesanal Porta da Sé. Entre 5 a 10 euros por pessoa, tenha uma refeição barata de chorar por mais. Se não está numa de hambúrgueres, as francesinhas são bem “à moda do Porto”.

O que visitar?

Mas o que é uma escapadinha sem um dose de aventura? A melhor forma de conhecer uma cidade é sempre a pé e ,em Viseu, a premissa não é diferente. Enquadrada numa das mais belas praças de Portugal, o primeiro ponto a visitar é a Catedral de Santa Maria de Viseu. Construída entre o século XIII e o século XVII, esta catedral guarda no seu interior o primeiro claustro renascentista português e uma relíquia do primeiro santo português São Teotónio. Não deixe de visitar no piso superior o museu dedicado ao tesouro da Sé. Ainda de carácter religioso, a poucos metros, encontrará a imponente igreja da Misericórdia. Edificada no século XVI, não perca o incrível órgão de tubos no seu interior.

Outro local de visita obrigatória é o Museu de Grão Vasco. Aqui poderá ver algumas das obras-primas da pintura renascentista portuguesa, para além de várias peças classificadas como “Tesouro Nacional”.

Depois de tanta história, a apenas 15 minutos a pé do centro da cidade aconselhamos que se perca por completo no Jardim Renascentista do Antigo Paço Episcopal do Fontelo. Com criação paisagística italiana, com espaços verdes e pequenas cascatas, respire fundo neste cenário idílico.

Um final de tarde perfeito

Para um final de tarde perfeito, parta rumo ao Solar do Vinho do Dão ou antigo Paço Episcopal. Albergando hoje a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, este é local de partida de uma das rotas mais sensoriais de Viseu: a Rota do Vinho do Dão. Saiba tudo sobre os eventos de degustação viníca aqui.

E para terminar, nada melhor que um mergulho de despedida nas várias praias fluviais, barragens e as famosas termas do distrito de Viseu :

– Praia Fluvial de Folgosa
– Praia Fluvial de Caldas de Sangemil
– Praia Fluvial Póvoa Dão
– Barragem da Aguieira
– Termas de Sangemil e de Alcafache
– Termas de Caldas da Felgueira
– Termas de Carvalhal
– Termas de Caldas de Aregos

Compartilhe o artigo

Top