A escapadinha ideal até… Leiria!

A escapadinha ideal até… Leiria!

A escapadinha ideal até… Leiria!

Artigo de Redação

Conhecida pelas praias e paisagens naturais deslumbrantes, faça uma pequena viagem pelas suas memórias e reveja (ou conheça) localidades como Alcobaça, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche. Tudo isto na zona de Leiria.

Onde ficar

Vale d’Azenha Hotel Rural & Residences

Localizado em Alcobaça, este hotel rural é tudo o que precisa se quer fugir das multidões do quotidiano. Em estreita ligação com a natureza, poderá escolher ficar entre suites ou residences (pequenas casas onde poderá estar isolado do resto dos hóspedes) com direito a todos os luxos que possa imaginar. Por 205 euros, para além de poder relaxar na sauna ou no jacuzzi, neste retiro dos sentidos a piscina exterior infinity pool (piscina infinita) com uma vista panorâmica sobre a propriedade é a jóia da coroa deste hotel.

SANA Silver Coast Hotel

Situado no coração das Caldas da Rainha o SANA Silver Coast Hotel é uma oportunidade única de passar uns dias a ser tratado como realeza sem gastar rios de dinheiro. Por 88 euros por noite este fim de semana estrague-se com mimos sem dar cabe da sua carteira. O SANA Silver Coast Hotel está situado a 15 minutos de carro de Óbidos e a 45 minutos de carro de Lisboa. Porquê pensar duas vezes?

Hotel D. Dinis

Mas se a sua consciência continua a dizer que não tem dinheiro para fazer nada, deixe-a sem argumentos e fique no renovado Hotel D.Dinis. Por apenas 30 euros por noite, com pequeno almoço incluído, fique hospedado no centro de Leiria e permita-se fazer uma pausa de todas as responsabilidades e rotinas.

Onde comer

Casinha Velha

Conhecido pelo seu ambiente familiar, este restaurante é um dos melhores pontos gastronómicos desta zona do país.  A Casinha Velha oferece o melhor da cozinha tradicional, mas as receitas afastam-se dos sabores esperados pelo facto de grande parte dos pratos serem cozinhados num forno a lenha. Do pão aos enchidos, o galo assado no forno é a especialidade imperdível desta casinha perto do centro de Leiria que reúne o melhor da cozinha e dos produtos portugueses. O preço médio de uma refeição vai de 37 euros a 87.

Tosca Gastrobar

Localizado no coração da vila piscatória da Nazaré, a metros da praia, por 25 euros por pessoa experimente as iguarias originais do Chefe Carlos. Se procura originalidade com os melhores sabores que o mar português pode oferecer este é o local ideal para ter uma experiência gastronómica memorável.

Bea’s Tostas

Se quer fazer uma refeição ligeira temos uma óptima desculpa para dar um saltinho a Peniche. Como o nome indica a especialidade desta casa são as tostas, mas não são umas tostas quaisquer. Deixe-se levar pela arte de fazer pão torrado e juntar sabores exóticos aos melhores produtos portugueses. Por menos de 10 euros tenha uma refeição diferente e suave. Desafie-se e experimente novas combinações de sabores.

O que visitar

A melhor forma de se visitar a região de Leiria é ter sempre o carro à mão. Porquê? Porque existem várias vilas e cidades relativamente perto umas das outras que vale sempre a pena visitar. Em três dias o difícil será mesmo aceitar que vai ter de voltar para casa. Se vier do sul o primeiro local a parar é Caldas da Rainha. Entre a Igreja Nossa Senhora do Pópulo (século XVI) e o Museu da Fábrica das Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro não se esqueça de dar um mergulhinho na Foz do Arelho antes de continuar viagem.

De seguida não pode deixar de visitar um dos monumentos mais bonitos do mundo. Situado em Alcobaça o mosteiro cisterciense de Santa Maria (mais conhecido por Mosteiro de Alcobaça) foi fundado em 1148 por D. Afonso Henriques. Neste mosteiro, preste homenagem em nome do amor e da história do nosso país, nos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. Tendo sido reconstruído várias vezes, o mosteiro reúne vários estilos arquitectónicos desde o gótico ao manuelino, este mosteiro é um dos mais belos monumentos do mundo.

As famosas ondas gigantes

A próxima paragem obrigatória é passar pela Nazaré. Considerada por muitos a única localidade matriarcal portuguesa, esta vila tipicamente portuguesa é a terra do bom peixe e das melhores ondas da europa. Rodeada de enormes penhascos, a Nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do país. Experimente uma aula de surf ou descubra alguns dos miradouros mais belos de Portugal.

Para terminar as suas mini férias não deixe de visitar a pitoresca vila histórica de Óbidos. Esta terra é um verdadeiro museu vivo, por isso o melhor é mesmo dar uma grande volta até ao castelo para ficar aproveitar tudo esta vila conquistada aos Mouros pelas tropas dos primeiro Rei Português tem para lhe oferecer. Deixe-se levar pelo ambiente de outros tempos e tome um café na Pousada de Óbidos, atualmente integrada no castelo.

< >

Compartilhe o artigo

Top